Geral

Em 18 dias de fechamento total, mais de 7 mil locais foram punidos por descumprirem decreto

Desde o período de medidas mais restritivas, mais de nove mil estabelecimentos já foram fiscalizados e dois homens foram levados para a delegacia

Foto: Gabriela Molina / Folha Vitória

Desde o dia 18 de março, data em que o Governo do Espírito Santo deu início ao decreto de fechamento total do comércio, cerca de 9 mil estabelecimentos já foram fiscalizados e mais de 7 mil foram notificados. Além dos avisos, dois comerciantes precisaram ser levados para a delegacia neste período. Porém, mesmo com avisos e punições ainda é possível encontrar comerciantes desrespeitando o decreto estadual.

A semana começou com novas regras de funcionamento para o comércio. Nesta segunda-feira (05) começa a valer uma série de restrições que foram divulgadas na última sexta-feira (02) durante pronunciamento do governador Renato Casagrande.

Na Avenida Expedito Garcia, em Cariacica, a movimentação de pessoas estava intensa nas ruas. Apesar da maior parte dos estabelecimentos estarem fechados e com fiscalização nas ruas, alguns comerciantes ainda disfarçavam e faziam o atendimento à meia porta.

Outros comércios, que estão autorizados a funcionar apenas a partir de quarta-feira, exibiam tranquilamente as placas de "aberto". Além dos comércios abertos mesmo com a proibição, outro problema encontrado na região foram as aglomerações nas praças. Pessoas sentadas e jogando baralho, inclusive idosos.

Risco Extremo

Assim como Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra também são cidades que estão classificadas como Risco Extremo no Mapa de Risco da covid-19. Por lei, nas cidades com essa classificação, os comércios de rua podem funcionar somente nos dias de quarta, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas. Segunda e terça-feira as lojas precisam manter as portas fechadas.

Leia também: Risco extremo, alto e moderado: entenda como fica o funcionamento de atividades na sua cidade!

Para manter o cumprimento do decreto, as fiscalizações pelos agentes de segurança pública devem continuar. Entre os profissionais que fiscalizam e orientam os comerciantes sobre a importância do decreto estadual, estão os bombeiros.

Dados do próprio Corpo de Bombeiros mostram que desde o dia 18 de março, quando o governo apresentou o primeiro decreto com as restrições, já foram fiscalizados mais de 9 mil estabelecimentos. Mais de 7 mil foram notificados e dois comerciantes precisaram ser levados para delegacia.

"Duas situações de condução, uma em Cariacica, porque havia no local fiscalizado a prática de caça-níqueis e a outra condução aconteceu no distrito de Celina, em Alegre, porque lá havia uma casa de prostituição", explicou o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Coronel Cerqueira.

Foto: Reprodução
Bar fiscalizado em Cariacica

Ainda de acordo com o balanço da corporação, somente em bares e restaurantes, foram 3306 fiscalizações na Grande Vitória. Com as novas regras, os restaurantes podem abrir de quarta à sexta-feira das 10 às 16 horas. Já os bares devem ficar fechados.

Pelas novas medidas, os shoppings centers podem funcionar de quarta à sexta-feira de 12 às 20 horas. Escolas e academias continuam fechadas.

Agências bancarias podem atender apenas pessoas que precisem de algum beneficio do Governo. As lotéricas podem abrir de quarta até sexta das 10 às 18 horas. 

Apesar de alguns estabelecimentos insistirem em não obedecer as restrições, segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, a maioria dos comerciantes têm respeitado o decreto.

"A fiscalização se mantém durante o decorrer do mês de abril. Na mesma dimensão e na mesma amplitude que começou no dia 18. Agora é convencer as pessoas a colaborarem, à aderirem essas medidas que a gente espera que sejam temporárias", afirmou o coronel.

Vitória

Segundo a Prefeitura de Vitória, desde o dia 01 de janeiro até o último sábado (03), 1290 locais foram vistoriados. A prefeitura também informou que o comitê integrado de combate à covid-19 já estava realizando um trabalho contínuo contra aglomerações e de orientações sobre os protocolos de segurança na capital, incluindo o encerramento de festas clandestinas

As prefeituras de Cariacica, Vila Velha e Serra foram procuradas pela equipe de jornalismo da TV Vitória/RecordTV, mas até o momento não se pronunciaram. Quando houver um posicionamento, a matéria será atualizada. 

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/RecordTV

Pontos moeda