Geral

Equipes da Secretaria de Obras trabalham para amenizar estragos causados pela chuva em Domingos Martins

O Vale da Estação recebeu forte impacto da tempestade de quarta-feira e moradores tiveram uma semana-santa diferente


Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Domingos Martins estão trabalhando deste quinta-feira (1) para amenizar o estrago provocado pela forte tempestade que atingiu o município na noite da última quarta-feira (31).

Dentre as ocorrências, a queda de árvores acabou danificando e comprometendo a Estação de Tratamento de Água (ETA) na região do Vale da Estação, deixando todos os moradores sem abastecimento por 12 horas. “Nossa equipe está trabalhando incansavelmente para restabelecer a normalidade”, disse o Secretário municipal Elizandro Belshoff.

A tempestade destruiu plantações, florestas de eucalipto e de nativas, destelhou casas e deixou sem internet e energia elétrica muitos moradores. Alguns comerciantes tiveram prejuízo devido à falta de energia que durou, em alguns casos, mais de 48 horas. Equipes da EDP trabalharam incansavelmente durante quatro dias para restabelecer a energia elétrica.

“Uma tempestade com tanta força, para arrancar árvores e destelhar casas nunca tinha visto’, disse Maria Léa Rossi que teve a casa destelhada no Vale da Estação. Jayme e Maria Brandão também tiveram a casa destruída pela tempestade e precisaram se abrigar na casa dos filhos. Zilma de Marchi Poleto (Dona Tuca), cozinheira, trabalhava na quinta-feira santa entre árvores caídas, casa destelhada e molhada devido à água da chuva que entrou pela porta, produzindo 30 quilos de tortas que tinha que entregar à noite. A Igreja Nossa Senhora da Penha teve o telhado danificado.

O produtor rural Antônio Vieira perdeu 3 mil pés de banana, um prejuízo de mais de 30 mil reais. “A situação ficou difícil, pois além das perdas ainda tive que tentar proteger o adubo que tinha comprado”, conta Antônio. Os comerciantes Joana Paula Marques Lauer e José Carlos Braz, do Real Economia, levaram os produtos perecíveis para a cidade mais próxima com o aluguel de 2 freezers, além de comprar gelo para as bebidas. Os 3 km da BR 262 até o Vale da Estação se transformaram em floresta com a grande quantidade de queda de árvores.

Pontos moeda