CORONAVÍRUS

Geral

Mais de 90% dos leitos de UTI para covid-19 dos hospitais particulares do ES estão ocupados

Segundo o Painel Leitos da Rede Privada, que entrou no ar nesta sexta-feira, dos 217 leitos disponibilizados pelos hospitais, 197 estão em uso atualmente

Foto: Divulgação

Pouco mais de 90% do total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da covid-19 nos hospitais particulares do Espírito Santo estão ocupados. A informação é do Painel Leitos da Rede Privada, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que entrou no ar no início da noite desta sexta-feira (9).

Segundo o novo painel, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede privada do estado é de 90,78%. Dos 217 leitos disponibilizados pelos hospitais particulares, 197 estão em uso atualmente. 

A pior situação é a da região central do Espírito Santo, onde 100% dos 13 leitos de UTI para covid-19 estão ocupados. Na Grande Vitória, onde há 171 leitos existentes na rede privada, a taxa de ocupação é de 91,81% e na região sul, de 81,82%. Já a região norte não possui leitos de UTI Covid-19 da rede privada.

Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria para a doença, na rede privada, é de 71,86%. Das 366 vagas disponibilizadas pelos hospitais, 263 foram preenchidas.

Ainda segundo o painel, não encaminharam dados para a Sesa até o fechamento do Censo de Leitos da Rede Privada oito hospitais particulares e cinco filantrópicos. 

Em coletiva de imprensa realizada à tarde, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o painel entraria no ar nesta sexta-feira, independentemente de todos os hospitais repassarem ou não as informações para a secretaria. A previsão inicial era de que o painel tivesse início da quinta-feira (8).

Rede pública

Já na rede pública, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes infectados com o novo coronavírus está em 93,94%, segundo o Painel Ocupação de Leitos Hospitalares, da Sesa. Dos 1.006 leitos de tratamento intensivo disponibilizados pelo governo do Estado para o tratamento da doença, 945 estão ocupados.

Com relação aos leitos de enfermaria da rede pública, a taxa de ocupação é de 79,46% — 739 das 930 vagas existentes estão preenchidas.

Pontos moeda