Geral

VÍDEO | Prédio desaba após explosão em Vila Velha

Comerciantes contaram que ouviram uma explosão no local e até vidros de casas vizinhas foram quebrados

Um prédio de três andares desabou no início da manhã desta quinta-feira (21), no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha. Cinco pessoas, sendo quatro da mesma família, ficaram soterradas. A primeira vítima foi resgatada com vida por volta das 12h20

Moradores da região contaram que ouviram uma forte explosão por volta das 7h30 e notaram que as janelas estavam quebradas. Quando saíram na rua, viram que o prédio estava completamente destruído. 

Foto: Rafaela Freitas/ TV Vitória

Testemunhas contaram que no primeiro andar do prédio mora um idoso de 68 anos, a filha dele e a neta. No segundo andar, mora a outra filha do idoso e a filha dela, que não dormia no local. 

Uma amiga da família também estava na residência. Ela e a filha do idoso ainda estão sob os escombros, verbalizando com o Corpo de Bombeiros, que trabalha para localizá-las.

Nas imagens é possível ver que a residência ficou completamente destruída. As buscas já duram mais de 5 horas e cães farejadores estão auxiliando as equipes, na tentativa de localizar as vítimas.

Rafaela Freitas/ TV Vitória
Rafaela Freitas/ TV Vitória
Leitor / WhatsApp

"Estamos tirando os escombros que estão por cima. Não podemos usar máquinas grandes, pois as vítimas estão dentro de um bolsão de ar, então qualquer movimento pode ser perigoso. Elas estão conscientes e estamos verbalizando com elas", explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner. 

Crea-ES fará vistoria no prédio nesta quinta-feira

Especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) estarão no local, na manhã desta quinta-feira (20), para realizar vistorias técnica e fiscal.

A equipe de engenheiros do Crea-ES vai verificar a causa do desabamento, se há registros sobre a construção como projetos, anotações de responsabilidade técnica (ARTs) e se, durante a construção, a obra foi acompanhada por profissional ou empresa legalmente habilitado e executada dentro das normas e da legislação vigente.

A recomendação para a ação foi dada pelo presidente do Crea-ES Engenheiro Jorge Silva, que acompanhará a operação de perto. “Nossa função é a fiscalização do exercício profissional, mas nossa atuação tem ido além, educando, orientando e contribuindo para a elucidação de incidentes como esse, que tem vitimado a sociedade.

Leia também: VÍDEO | Seis casas são desocupadas após prédio de três andares desabar em Vila Velha

Pontos moeda