Geral

Higiene bucal inadequada pode causar câncer, diz especialista

Alguns tipos de câncer se desenvolvem em áreas mais fáceis de visualizar, entre eles está o câncer de boca, um dos tumores malignos mais comuns em terras brasileiras. A doença afeta principalmente os homens acima de 45 anos. Tabagismo associado ao vício do álcool e a má higiene bucal estão entre os principais agravantes, mas infecções por HPV e a exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio), também estão na lista.

Especialistas alertam, ainda, que próteses dentárias mal ajustadas podem apresentar riscos. Dentaduras inadequadas impulsionam o acúmulo de restos de alimentos, que geram a proliferação de bactérias e aumentam as chances de infecções.  Os atritos causados por esse tipo de material podem causar lesões nas gengivas. Quando não tratados da maneira correta, os ferimentos podem evoluir para um câncer.

Os sintomas geralmente são seguidos por feridas com bordas elevadas, que apresentam tons como branco e vermelho. Outro fator de alerta: no início os machucados não doem e não cicatrizam. Qualquer alteração de cor ou volume deve ser examinada imediatamente por um dentista ou por um médico. Dificuldade para falar ou engolir, emagrecimento rápido e o surgimento de nódulos no pescoço podem indicar o avanço do transtorno.

Autoexame é aliado no diagnóstico precoce

Assim como é aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama, o autoexame torna-se uma arma poderosa para a prevenção e tratamento rápido do câncer de boca. Qualquer alteração encontrada e que não desapareça com facilidade pode ser um motivo de alerta e deve-se procurar o especialista (cirurgião de cabeça e pescoço). Tal profissional poderá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia para a confirmação do diagnóstico.

De acordo com Wagner Gunz Segundo, cirurgião de cabeça e pescoço da Medquimheo, o indicado é montar um roteiro, que possa ser aplicado antes ou depois da escovação. “Observar a mucosa dos lábios, a gengiva, o dorso da língua e o céu da boca é importante. Aftas que demoram mais de 15 dias para desaparecer, por exemplo, são sinais de alerta. Evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e manter uma higiene bucal regrada estão entre os hábitos que reduzem, consideravelmente, o risco de desenvolver a doença. Consultas odontológicas regulares e a manutenção de uma dieta saudável também são recomendações”, completou.

Tratamento tem índice de cura em 80% dos casos

Quando o câncer é diagnosticado no começo e tratado da maneira adequada, a cura pode ser obtida na maioria dos casos. Para lesões iniciais, a cirurgia e a radioterapia têm bons resultados, com índice de cura em até 80% dos casos. 

Pontos moeda