Geral

Idoso tem dificuldade para marcar cirurgia em Vila Velha

Aos 69 anos, o comerciante José Luiz Capelli está diante da maior batalha da vida dele. Ele precisa de uma cirurgia de urgência para a retirada de uma hérnia na virilha. Segundo José Luiz, a dor é tão forte que ele passa grande parte do tempo sentado, já que não consegue fazer muito esforço.

Com muita dor e mal conseguindo andar, o comerciante sente prejuízos no trabalho. Ele é dono de um bar há 16 anos. Para manter o estabelecimento, ele precisa contar com a ajuda da mulher e de um dos cinco filhos.

“Eu procurei o PA da Glória e o médico me deu o laudo para internar logo e fazer a cirurgia. Mas como eu moro em Aribiri, eles disseram que eu teria que marcar a cirurgia aqui. Se não for operado corro o risco de morrer”, afirma o comerciante.

Na Unidade de Saúde, de acordo com o comerciante, funcionários afirmaram que entrariam em contato por telefone assim que tivessem uma data para a cirurgia. Três meses depois, ele diz que não houve resposta. Por isso, ele procurou novamente a unidade.

No encaminhamento para a cirurgia, apresentado pela secretaria de saúde de Vila Velha, há outra versão para o caso. O documento mostra que José Luiz realizou uma única consulta na unidade, no dia 28 de março. Segundo a gerente de regulação do município, a solicitação do procedimento está nas mãos do Governo do Estado.

“Em nenhum momento ele procurou entrar em contato conosco. O que nós temos em mãos é o documento que ele passou pelo médico clínico no dia 28. Isso chegou no nosso setor no dia 5 de abril e solicitamos ao Estado e estamos esperando a resposta da autorização. Provavelmente em 15 dias deve sair o resultado”, afirma a gerente de regulação da Secretaria de Saúde de Vila Velha, Virgínia Lucena.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Vila Velha, a cirurgia foi marcada para a próxima terça-feira (06), ÀS 7 horas, no Hospital Dório Silva.

Pontos moeda