Geral

Noivas colocam a mão na massa para economizar no casamento

Seja para economizar ou dar um pessoal à decoração, convites e lembranças do grande dia, lance mão do “do it yourself”!

Casamento perfeito não precisa ser uma estravagância Foto: Maressa Moura/Divulgação

Toda noiva sonha com o casamento perfeito. E nessa busca acaba descobrindo que o sonho, muitas vezes, tem um preço alto. Mas, seguindo à risca o ditado que diz “desesperar, jamais!”, muitas delas estão arregaçando as mangas e colocando a mão na massa na hora de preparar o seu grande momento.

A tendência “do it yourself” (DIY), ou faça você mesmo, em tradução livre do inglês, já está bastante disseminada na Internet e na cabeça de quem está se preparando para subir ao altar. Afinal, optar pelo DIY é uma ótima maneira de garantiu um toque pessoal ao casamento e ainda economizar para poder investir em outros itens.

No leque de opções para fazer nascer a artista que vive dentro de cada noiva estão forminhas de doces, artigos de decoração, lembrancinhas e até mesmo buquês. Outra sugestão é comprar o item mais viável financeiramente da lista e acrescentar nele alguns toques DIY. Um exemplo: a noiva pode contratar convites mais simples e enfeitá-los com laços Chanel, aplicação de renda ou tecido, tudo feito por ela. Acredite: são em detalhes assim que a economia se torna grande.

Conheça abaixo a história de três noivas que produziram itens do próprio casamento e se divertiram muito com isso. Mas fica um alerta: antes de optar por fazer os itens de seu dia D, saiba que é preciso ter tempo, organização e muita paciência!

Internet foi a inspiração de Milena Foto: Maressa Moura/Divulgação

Milena Souza

Quando o convite para o casamento foi oficializado, a jornalista Milena Souza percebeu que apenas nove meses a separavam do grande dia, marcado para 9 de novembro de 2013. Ela, então, correu para a Internet e foi em busca de inspirações para a decoração. A lista que ela preparou foi longa, passando pelo convite do chá de panela às lágrimas de alegria e amêndoas para dar como lembrancinhas.

“Descobri que sou mais artista do que imaginava. Também foi um tempo especial que pude passar com minha irmã e minha mãe, que me ajudaram bastante. Enquanto decorávamos as caixinhas das amêndoas com renda, nós tínhamos um tempo  juntas, rindo, brincando, cantando e lembrando da nossa história. Foi uma sensação única entrar no meu casamento e perceber que vários detalhes tinham um toque nosso”, conta Milena.

Andressa economizou na lembrancinha e até nos bombons Foto: Maressa Moura/Divulgação

Andressa Cezário

As lembranças para padrinhos e convidados, e até os bombons foram feitos pela técnica administrativa Andressa Cezário. Após muita pesquisa na grande rede, ela foi para a prática e produziu as lembranças para os padrinhos. Comprou o tecido, mandou bordar uma imagem, ralou vários sabonetes e a mãe costurou as almofadinhas cheirosas. Os doces também foram feitos por ela, e com vários recheios. Mas a economia maior veio com as lembranças para os convidados: a montagem de uma foto deles com os noivos.

“Nós economizamos demais nas fotos. Se fôssemos contratar o serviço, ia sair muito caro. Contamos com a ajuda dos amigos e demos a lembrancinha que queríamos para nossos convidados”, conta Andressa.

O convite de casamento dos sonhos foi idealizado por Gabriela Foto: Maressa Moura/Divulgação

Gabriela Tenório

A assistente administrativo Gabriela Tenório teve o convite de casamento que sonhou e adivinha quem deu o toque especial nele? Ela mesma! Gabriela contratou convites simples e na companhia do então noivo (hoje marido!), Rafael, passaram várias noites fazendo e colando laços Chanel.

Mas não foi só esse o toque pessoal de Gabriela e Rafael. As lembranças para os convidados, latinhas personalizadas com balas dentro, também foram confeccionadas por eles, assim como a produção do ensaio do Save The Date. “Foi muito bom ver que muita coisa no nosso casamento tinha nosso toque. Eu queria ter feito mais”, confessa Gabriela.

Pontos moeda