Termina greve de professores da rede municpal de Cariacica e aulas retornam na próxima segunda-feira
As aulas nas escolas municipais de Cariacica, que ficaram paralisadas durante a greve do magistério, voltam ao normal nesta segunda-feira (26). Dos 3216 professores do município, 360 aderiram à greve, paralisando totalmente as atividades em 14 escolas e alguns serviços em outras 28 unidades.
A greve no município começou no dia 5 de maio. Os professores pediam reajuste salarial de 6% e o estabelecimento de eleições diretas para os cargos de direção na escola.
Com o acordo oferecido pela Prefeitura, os professores receberão 4% de reajuste nos salários de abril e, em outubro, 2% de reajuste retroativo ao mês de agosto. Além disso, não haverá corte no ponto dos profissionais que paralisaram as atividades. Para a reposição das aulas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), criará um calendário junto a uma comissão da categoria.
Já a reivindicação de eleições diretas para a direção escolar, ficou definido que a comunidade indicará os nomes para que a Prefeitura analise e, se julgar apto, homologue a decisão. Também foi negociada uma mudança no Estatuto do Magistério, com a ampliação de sete dias para a chamada licença nojo, concedida em caso de falecimento de parentes próximos.