Geral

Arábia Saudita e EUA dizem que cessar-fogo no Iêmen começa na terça-feira

Redação Folha Vitória

Paris - A Arábia Saudita planeja implementar um cessar-fogo de cinco dias no Iêmen valendo a partir das 23h (hora local) de terça-feira, afirmaram autoridades sauditas e dos Estados Unidos.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir, anunciaram o plano em entrevista coletiva conjunta em Paris. Eles advertiram, porém, que a trégua depende da cooperação dos rebeldes houthis, apoiados pelo Irã.

"O cessar-fogo acabará se os houthis e seus aliados não cumprirem seus acordos", disse al-Jubeir.

Kerry disse que o cessar-fogo "não significa a paz" e pediu que os houthis e outros grupos iemenitas voltem à mesa de negociações, buscando uma solução política para o conflito. A trégua pode ser ampliada, segundo ele.

A Arábia Saudita realiza uma ofensiva aérea contra os houthis desde o fim de março.

Kerry disse que o plano previa que as forças houthis interrompessem a violência e parassem com quaisquer movimentos de tropas ou outras armas pesadas. Segundo ele, os países do Golfo também planejam buscar um acordo abrangente de segurança, quando se encontrarem na próxima semana em Camp David com o presidente Barack Obama. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda