Geral

Banho vira artigo de luxo em Tomorrowland

Redação Folha Vitória

São Paulo - Embora todos os banheiros do chamado Dreamville, o acampamento do Tomorrowland, sejam equipados com duchas, banho é artigo de luxo para algumas pessoas que vieram com dinheiro contado para o festival de música eletrônica em Itu, no interior de São Paulo. Ontem foi o segundo dia de evento. "Moço, não dá para gastar grana com essas coisas, tudo aqui é tão caro. Preciso comer, não é?", questiona a vendedora Jaqueline Almeida, de 22 anos. A jovem, que chegou ao Parque Maeda na tarde de anteontem e fica até hoje, trouxe lenços umedecidos para amenizar a "falta de água".

Os mineiros Jaime Murilo, de 21, e Luisa Andrade, de 20, estão em Itu desde quinta-feira e tomaram apenas um banho desde então. "O único problema do festival até aqui é o preço das coisas. Está tudo muito caro. Não dá para pagar R$ 16 em um banho de quatro minutos. Foi só uma vez e olhe lá", fala Luisa. Os jovens trouxeram comida de casa. Biscoito de polvilho, torradas, salgadinhos e até pasta de amendoim vieram amassados na gigantesca mochila. "Já comemos tudo. Hoje não vai ter jeito. Teremos de comprar comida. Entre o banho e a barriga cheia, a gente prefere o estômago forrado", fala Jaime.

Arthur Alves de Oliveira, de 21, veio da cidade de Helena (GO), e ficou amigo de Jaime e Luisa no Dreamville. As barracas deles eram vizinhas. "Na falta de verba, a gente divide algumas coisas, incluindo comida. Acho que essa é a graça do festival: o compartilhar. É sempre bom conhecer gente nova e dividir experiências", diz o estudante. Mas há quem não compartilhe a falta de higiene. É o caso da estudante de Engenharia Civil Djuna Priscila, de 25. Acriana, a jovem, que mora em Curitiba (PR), não abre mão de uma ducha. "Acho que dá para reservar um dinheirinho para isso, sim. Basta se organizar melhor."

Outras atrações. Sungas, biquínis e muita azaração: este era o clima da piscina do Tomorrowland Brasil no início da tarde de ontem em Itu, no interior de São Paulo. Com uma temperatura agradável, muitos fãs que vieram ao segundo dia do festival de música eletrônica aproveitaram para se refrescar no espaço. O local faz parte da ação de marketing de uma operadora de cartões.

O estudante de Rádio e TV Elias Campos Jaqui, de 21, aprovou a novidade. "Nunca vi nada parecido. O Wi-Fi funciona legal. Dá para curtir a água e ainda ficar ligado nas redes sociais", diz. Por volta das 16h, o fluxo aumentou e a segurança no local foi reforçada.

Mais de 60 mil pessoas compareceram ao Festival Tomorrowland na tarde de ontem, de acordo com a organização do evento. O destaque do dia foi o DJ norte-americano Steve Aoki, que atraiu uma multidão para o palco principal, por volta das 17h.

Segurança. O Tomorrowland conta com uma sala especial de vigilância para garantir a segurança. Setenta câmeras internas e outras 18 monitoram tudo que acontece no festival durante 24 horas. Uma equipe faz o monitoramento das redes sociais para identificar possíveis problemas de roubo, furto, drogas e violência sexual. De acordo com a organização, não houve ocorrência grave. Ao todo, foram registrados quatro boletins de ocorrência na primeira noite do festival (sexta-feira).

Cães farejadores trabalham com a Polícia Civil para evitar a entrada de drogas no Parque Maeda. Segundo a organização, duas pessoas de uma empresa terceirizada foram presas com drogas antes de o evento começar, na última quinta-feira. Outras duas também foram presas portando drogas no Dreamville na tarde de anteontem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda