Geral

Polícia internacional investiga medicamento para emagrecer

O órgão emitiu um "aviso laranja" para o medicamento, para alertar a polícia, as agências governamentais e organizações internacionais, após a morte de uma mulher no Reino Unido

As cápsulas eram comercilizadas no Brasil Foto: Divulgação

A Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, emitiu um comunicado internacional, na última segunda-feira (4) contra o medicamento conhecido como DNP, e é comercializado em forma de pó de coloração amarelo, em creme ou em cápsulas.

O órgão emitiu um "aviso laranja" para o medicamento, para alertar a polícia, as agências governamentais e organizações internacionais, após a morte de uma mulher no Reino Unido e o caso de um francês que ficou doente depois de consumir o medicamento.

Ainda segundo a Interpol, o medicamento é produzido em laboratórios clandestinos, onde não haveria aplicação de normas de higiene, expondo consumidores a um risco de overdose.

A Interpol emitiu um comunicado Foto: Reprodução

A substância, também, é capaz de identificar o grau de pureza e a origem da cocaína. O MRC, como é conhecido pelos peritos criminais em todo mundo, é usado nas investigações sobre entorpecentes, principalmente da cocaína.

A substância determina a quantidade da droga em materiais apreendidos em aeroportos e estradas, e ainda indica a presença do entorpecente em amostras de sangue ou cabelo para se chegar a um suspeito de um crime.

Pontos moeda