Geral

BCE alerta contra líderes populistas na Europa

Redação Folha Vitória

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) fez nesta terça-feira um alerta contra o surgimento de lideranças políticas populistas na Europa, que poderiam desacelerar a implementação de reformas necessárias à economia da região.

Os comentários foram feitos dentro do documento sobre a estabilidade financeira do BCE, publicado semestralmente, e chega em um momento em que uma onda de revoltas populistas ameaçam minar boa parte da ordem política construída desde o final da Segunda Guerra.

No relatório, o BCE afirma que os riscos políticos crescentes, "assim como o apoio crescente a partidos populistas menos orientados à reformas, podem potencialmente postergar a implementação de reformas fiscais e estruturais necessárias e causar pressões renovadas sobre países vulneráveis."

Na segunda-feira, o resultado das urnas na Áustria mostrou que Alexander Van der Bellen, ex-líder do Partido Verde local, venceu seu adversário de extrema-direita, Norbert Hofer, pela menor margem da história das eleições presidenciais austríacas.

A disputa na Áustria sublinha "o crescente sentimento nacionalista na Europa, elevando questões sobre o futuro da integração europeia", afirmou o Andrew Wishart, analista da Capital Economics. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda