Geral

Aconteceu de novo! Vídeo mostra mais um vazamento de esgoto na Baía de Vitória

Fato foi registrado na manhã deste domingo, no mesmo local onde, 12 dias atrás, foram lançados aproximadamente 225 mil litros de esgoto em apenas 15 minutos

Novo vazamento de esgoto foi registrado na manhã deste domingo, na Praia de Santa Helena Foto: Reprodução

Um novo vazamento de esgoto na Praia de Santa Helena, em Vitória, foi registrado na manhã deste domingo (21). O fato foi registrado em um vídeo, que circula nas redes sociais, e foi confirmado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

O novo vazamento aconteceu exatamente no mesmo local onde, 12 dias atrás, foram lançados aproximadamente 225 mil litros de esgoto, em apenas 15 minutos, na Baía de Vitória.

Luiz Emanuel Zouain se manifestou pelas redes sociais e afirmou que o fato foi novamente provocado por uma estação de bombeamento de esgoto, de responsabilidade da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan).

Segundo o secretário, técnicos da Semmam foram enviados ao local para verificarem o problema. De acordo com Zouain, a bomba de drenagem das águas de chuva, controlada pela Prefeitura de Vitória, está funcionando perfeitamente, mas a da Cesan, que deveria levar o esgoto para uma elevatória, tem apresentado problema.

O secretário também informou que o lançamento do esgoto para a Baía de Vitória foi estancado, após a bomba de drenagem pluviométrica da prefeitura ser retirada do modo automático. Segundo ele, o equipamento só será acionado novamente caso a chuva se intensifique e haja risco de extravasamento para a via. Um técnico da prefeitura ficará monitorando o local durante todo o dia.

Por meio de nota, a Cesan informou que o sistema de  esgotamento sanitário da companhia está funcionando normalmente, o que foi confirmado pelo Centro de Controle Operacional da empresa, que monitora o sistema on-line, 24 horas por dia. Ainda de acordo com a Cesan, está chovendo há mais de 10 horas na Grande Vitória, portanto, por se tratar de uma Estação de Drenagem Pluvial, trata-se de drenagem de água de chuva.

Pontos moeda