Geral

Cachoeiro terá dia de combate à LGBTfobia com palestras e eventos

Será exibido o documentário "Pela não violência, por respeito à diversidade sexual e de gênero". O evento ainda contará com relatos públicos

O evento contará com apresentações e performances Foto: Reprodução

Na próxima quarta-feira (17) a secretaria municipal de desenvolvimento social de Cachoeiro de Itapemirim fará o dia de combate à LGBTfobia. O movimento terá como lema "Que o respeito vença as diferenças e o ódio".  O encontro terá a presença do prefeito da cidade, Victor Coelho, e uma palestra com Toninho Lopes, coordenador do curso Gênero e Diversidade da UFES.  

Autoridades municipais e representantes da comunidade LGBT também participarão do evento. Na ocasião, será exibido o documentário “Pela não violência, por respeito à diversidade sexual e de gênero”. Depois, Maurício Andrade, do Núcleo Pedra, que é uma entidade cachoeirense que trabalha com políticas para o público LGBT, fará um relato ao público. 

Na sequência, haverá palestra com o coordenador do curso Gênero e Diversidade, da Universidade Federal do Espírito Santo, Toninho Lopes, que abordará, com mediação do professor Diego Buffalo Portinho, o tema “Principais desafios a serem superados para inserção do público LGBTT em tempos de cultura do ódio”.  

O encerramento terá apresentações coreográficas, com um número de balé da Livre Cia de Dança e performance de Lucas Oliveira. 

“Nossa secretaria está empenhada em promover políticas afirmativas para todos os moradores de Cachoeiro, e, para que isso aconteça, a prefeitura e a sociedade civil precisam dar as mãos para garantir cidadania plena a todos os cachoeirenses”, afirma a secretária de desenvolvimento social, Márcia Bezerra.  

Ainda de acordo com ela, uma comissão formada por servidores municipais e profissionais da sociedade vêm discutindo essas políticas com os representantes do Núcleo Pedra. 

“Muitas iniciativas importantes serão anunciadas no evento do dia 17. São ações para empoderamento do público LGBTT. Muitas pessoas vêm trabalhando nessa construção e estamos otimistas de que tudo vai dar muito certo”, completa a secretária. 

Pontos moeda