Geral

Esgoto despejado na Baía de Vitória equivale ao produzido por 300 residências

Segundo o secretário de Meio Ambiente da capital, Luiz Emanuel Zouain, em 15 minutos foram lançados no mar cerca de 225 mil litros de esgoto. Praia segue interditada até quinta-feira

Vazamento de esgoto aconteceu na última terça-feira Foto: TV Vitória

A Praia de Santa Helena, em Vitória, seguirá interditada pelo menos até a próxima quinta-feira (18), no trecho onde, na última terça-feira (09), ocorreu um vazamento de esgoto no mar. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (12) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), com base no resultado de uma análise microbiológica, que constatou grande concentração de coliformes fecais na água.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, foi constatado que, em 15 minutos, foram lançados na Baía de Vitória aproximadamente 225 mil litros de esgoto, o que equivale a dejetos produzidos por cerca de 300 residências. 

Com isso, a concentração de coliformes fecais presente na água ficou muito acima do limite estabelecimento pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de mil unidades de coliformes fecais para cada 100 ml de água coletada.

"Foi uma quantidade muito alta de esgoto lançada no mar e, por isso, a orientação é de continuar com a praia interditada pelo menos até a semana que vem, quando um novo exame de balneabilidade será feito", frisou Zouain.

O trecho da Praia de Santa Helena interditado compreende os pontos 11 (na altura do Mc Donald's, onde ocorreu o vazamento de esgoto) e 12 (próximo à entrada da ponte da Ilha do Frade).

De acordo com o secretário, na próxima segunda-feira (15) será feita uma nova coleta de água, para análise de rotina da prefeitura. O resultado desse exame será divulgado na quinta-feira. 

"Caso a quantidade de coliformes fecais esteja abaixo do limite estabelecido pelo Conama, a praia será liberada. Lembrando que ela já era considerada própria para banho antes do vazamento de esgoto", destacou o secretário.

Pontos moeda