• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ifes oferece mais de 1.200 vagas para cursos técnicos em todo ES

Geral

Ifes oferece mais de 1.200 vagas para cursos técnicos em todo ES

O resultado final será divulgado no dia 12 de julho, conforme o cronograma do edital. As aulas terão início conforme o calendário acadêmico de cada campus

Serão três tipos de cursos oferecidos, na modalidade formação concomitante, subsequente e Proeja Foto: ​Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferta mais de 1.200 vagas para cursos técnicos destinados para quem está cursando ou concluiu o Ensino Médio. As inscrições poderão ser feitas do dia 8 de maio até o dia 5 de junho no dite do Ifes e o  valor da taxa é de R$ 68 e a isenção pode ser requerida até o dia 25 de maio.  

Serão três tipos de cursos oferecidos na modalidade formação concomitante, oferecida para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio em outra instituição. Neste modelo, o curso tem duração de um ano e meio a dois anos. São 832 vagas distribuídas nos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. 

Já os cursos na forma subsequente somam 156 vagas, distribuídas nos campi de Santa Teresa e Vitória, e são destinados para quem já concluiu o ensino médio. Já as especializações técnicas ofertam 50 vagas nos campi Vila Velha (30) e Serra (20) e têm duração de um semestre. Estas são destinadas para quem já fez curso técnico e quer se especializar. 

As provas

Para os candidatos do processo seletivo para concomitantes e subsequentes, uma prova objetiva com 50 questões será aplicada. A prova terá duração de 4 horas, no dia 18 de junho. O preenchimento das vagas dos cursos de Especialização Técnica será realizado por meio de análise da documentação apresentada na inscrição, seguindo o critério de maior Coeficiente de Rendimento (CR) do egresso no seu curso técnico de origem.

Proeja

Os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) são reservados para quem ainda não possui o ensino médio, tem 18 anos ou mais e ensino fundamental completo. As inscrições devem ser feitas presencialmente no campus de interesse. As inscrições são gratuitas, sem cobrança de taxa. 

São 170 vagas distribuídas em dois campi. Em Santa Teresa será ofertado o curso de Técnico em Agroindústria. O Campus Vitória oferece os cursos técnicos em Metalurgia, Segurança do Trabalho e Guia de Turismo, além da Qualificação Profissional em Cadista para a Construção Civil. 

O processo seletivo no Campus Santa Teresa será realizado em duas etapas classificatórias: palestra informativa e análise socioeducacional. Já no Campus Vitória, além da seleção por meio de palestra informativa e análise socioeducacional, haverá prova objetiva e redação (somente para o curso de Qualificação Profissional em Cadista para a Construção Civil). O resultado parcial será divulgado no dia 3 de julho. 

O resultado final será divulgado no dia 12 de julho, conforme o cronograma do edital. As aulas terão início conforme o calendário acadêmico de cada campus.