Geral

Moradores de Vitória poderão registrar reclamações em aplicativo do Procon. Saiba como!

Ao registrar a sua demanda, será gerado um número de protocolo, com o qual o consumidor poderá acompanhar o andamento. O que você achou da novidade?

O aplicativo visa otimizar a solução de conflitos entre as partes Foto: ​Divulgação

Os moradores de Vitória vão contar com mais uma ferramenta de defesa contra as infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) a partir da próxima sexta-feira (19). É que o Procon Municipal vai lançar o aplicativo “Procon Vitória”, por meio do qual o munícipe vai obter orientações de como proceder diante das demandas provenientes da relação com fornecedores de bens e serviços.

Para baixar a ferramenta, o consumidor só precisa ter uma conexão com internet - wi-fi ou 3G - compatível com os sistemas operacionais IOS e Android. Depois, basta entrar na loja do seu equipamento, pressionar o botão de pesquisa e digitar “Procon Vitória”, para, em seguida, instalar.

O munícipe vai poder detalhar e especificar o seu problema. Ao registrar a sua demanda, será gerado um número de protocolo, com o qual o consumidor vai poder acompanhar o andamento, bem como visualizar a conclusão do mesmo.

Outro fato importante é que o sistema será integrado ao Fala Vitória 156, ou seja, ao registrar num sistema, não haverá necessidade de fazer no outro.

Por meio do aplicativo, o consumidor vai poder também acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que será disponibilizado na íntegra, e ver o ranking das empresas mais reclamadas e, assim, decidir em qual estabelecimento comprar ou assinar contrato.

Imagem divulgação

Aproximação com munícipe

Para a gerente do Procon, Hérica Correa Souza, o aplicativo, que foi desenvolvido por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), vem somar e modernizar as ações já desenvolvidas pelo Procon na capital na relação entre empresas e consumidores.

“O aplicativo vai aproximar ainda mais o consumidor dos seus direitos previstos em lei. A partir de agora, qualquer cidadão vai poder acessar de qualquer dispositivo com internet o aplicativo e apresentar sua demanda, que será acompanhada pelo Procon”, destaca.

Sem dificuldades

A gerente do Procon de Vitória revelou que a ideia surgiu após ouvir consumidores e constatar que muitos munícipes não procuram o órgão devido à falta de informações e por conta de dúvidas de como proceder para dar entrada em sua reclamação.

“Na nossa última ação, realizada na praça Costa Pereira – alusiva ao Dia Internacional do Consumidor – vimos que muitos consumidores não se dirigiam ao Procon de Vitória alegando falta de tempo ou dificuldade de locomoção. Foi a confirmação de que precisávamos disponibilizar imediatamente algo mais acessível. O aplicativo vem preencher essa lacuna, atendendo essa parcela da população. Agora, de qualquer lugar e a qualquer hora, é só acessar, entrar e registrar a demanda”, diz.

Pontos moeda