Geral

Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca em Vitória

Somente em 2017, com as ações da tarde desta última quinta (25) e madrugada desta sexta (26), já são cinco apreensões de rede e farto material de pesca ilegal

Os animais estavam presas em três redes de espera abandonadas na orla da Praia de Camburi Foto: Divulgação Semmam

Nove tartarugas pequenas foram encontradas mortas durante uma fiscalização de rotina realizada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Vitória (Semmam) na tarde da última quinta-feira (25). Os animais estavam presas em três redes de espera abandonadas na orla da Praia de Camburi.

Na madrugada desta sexta-feira (26), dando continuidade à ação, os fiscais, acompanhados de agentes da Polícia Federal, fizeram várias investidas em todo o litoral da cidade de Vitória com abordagens em embarcações e apreenderam uma rede de espera e outra de arrasto, além de vários utensílios de pesca predatória. Os pescados que estavam nas redes foram devolvidos ao mar. Nas duas ações, ninguém foi preso.

A ação da tarde foi acompanhada pelo coordenador de Monitoramento Costeiro e Ecossistemas, Paulo Pinheiro Rodrigues, e a da noite e madrugada, que contou com o apoio de agentes federais, foi coordenada pelo fiscal Daniel Angelo, da Gerência de Fiscalização da Semmam.

Combate à pesca predatória

As ações preventivas do Grupo Especial de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi) estão apresentando resultados positivos. Somente em 2017, com as ações da tarde desta última quinta (25) e madrugada desta sexta (26), já são cinco apreensões de rede e farto material de pesca ilegal.

As ações intensificadas de fiscalização, que acontecem em dias e horários alternados e em vários pontos de Vitória, fazem parte de um trabalho de combate à pesca predatória em toda a orla. "Esse é o nosso compromisso da atual gestão em defesa do meio ambiente e no combate à pesca predatória em nosso litoral. Defender a nossa flora, fauna e o nosso meio ambiente é a nossa maior missão", destacou o secretário de Meio Ambiente, e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouian.