Geral

Alemanha: pedido dos EUA para empresas pararem de negociar com o Irã é ilegal

Redação Folha Vitória

A Federação das Indústrias Alemãs disse que o pedido de Washington para as empresas pararem de negociar com o Irã é contrária à lei internacional.

"A Federação das Indústrias Alemãs rejeita a aplicação extraterritorial de sanções e pede para que a União Europeia encontre uma solução para proteger as empresas europeias da ilegal e unilateral aplicação de sanções dos EUA", disse a Federação em comunicado.

Muitos na Alemanha se irritaram com um tuíte na terça-feira do embaixador norte-americano Richard Grenell depois de apenas algumas horas de trabalho dizendo "empresas alemãs fazendo negócios no Irã devem encerrar as operações imediatamente".

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, prometeu trabalhar para preservar o acordo nuclear com o Irã e impedir uma "escalada descontrolada" de tensões no Oriente Médio.

Em relação às empresas de seu país, Maas afirmou que ainda terão que analisar quais consequências que a saída dos EUA do acordo terão para as empresas europeias e "como podemos reagir juntos a elas", pontuou.Fonte: Associated Press

Pontos moeda