Geral

Bola de fogo! Meteoro brilhante é avistado no céu da Grande Vitória

De acordo com a estação Exoss Citizen Science de Vitoria, o fireball (bola de fogo) foi avistado a olho nu no Clube de Astronomia do Espirito Santo

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória

Um meteoro cruzou o céu da Grande Vitória por volta das 21h21 desta segunda-feira (07). Ele fez uma trajetória no sentido leste para oeste e alcançou uma magnitude de -4, considerado uma das mais brilhantes.

De acordo com a estação Exoss Citizen Science de Vitoria, o fireball (bola de fogo) foi avistado a olho nu por Alex Barros, do Clube de Astronomia do Espírito Santo. Ele fez o relato por meio de uma ferramenta chamada Reporte um Bolido, disponível neste link. 

A estação acredita que outras pessoas também tenham visto o fenômeno. Caso alguém tenha registrado ou apenas presenciado o momento, pode ser relatado no link acima.

Segundo informações do portal da Exoss, um fireball (bola de fogo) é um outro termo para um meteoro muito brilhante, geralmente mais brilhante que magnitude -4, o que é aproximadamente a mesma magnitude do planeta Vênus no céu da manhã ou da noite.

Um bólido é um tipo especial de fireball que explode num clarão terminal, frequentemente com fragmentação visível.


Pontos moeda