Geral

Capixabas encontram filas para regularizar título de eleitor em Cariacica

O prazo para ficar em dia com as obrigações eleitorais termina nesta quarta-feira (9)

Quem deixou para regularizar a situação do título de eleitor nesta semana, encontrou muita gente na mesma situação em alguns cartórios da Grande Vitória. No Cartório Eleitoral de Itacibá, em Cariacica, por exemplo, o dia começou com filas extensas nesta terça-feira (8).

O prazo para ficar em dia com as obrigações eleitorais termina nesta quarta-feira (9) e até lá é possível ajustar os dados de cadastro, tirar a segunda via e até mesmo tirar a primeira via do título. Se o cidadão não regularizar o documento, não poderá votar nas eleições de outubro deste ano.

Foto: Breno Ribeiro

Por conta da grande procura nos cartórios eleitorais de Estado nessa reta final, eles estenderam o horário de atendimento e estão funcionando das 9 horas às 18 horas.

Para fazer os ajustes, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar

Outras solicitações
Também termina na próxima quarta-feira o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o título. O mesmo dia também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para uma seção adaptada.

A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para os demais brasileiros, o voto é obrigatório.

.

Pontos moeda