Geral

Dia D da campanha de vacinação acontece amanhã

Para se imunizar é preciso levar documento de identificação e carteira de vacinação

Neste sábado (12), acontece o Dia D da campanha de vacinação em todas as unidades de saúde da região serrana do Espírito Santo, de 08h às 17h. O Dia D é realizado para as pessoas do grupo prioritário que não conseguiram se imunizar dentro do prazo previsto pelo Governo Federal.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Domingos Martins, até o momento, o munícipio recebeu 5.990 doses das mais de nove mil previstas na edição deste ano da campanha contra a gripe. Quase 36% da população dos grupos prioritários já foram vacinados. 

A meta estabelecida pelo Governo Federal é de 80% de imunização. Vale ressaltar que a vacinação contra gripe está sendo realizada com pausas semanais devido à nova estratégia de distribuição das doses as unidades de saúde. De acordo com a equipe de vacinação, as doses estão sendo enviadas por etapas para todo os munícipios. “Esta é uma determinação de nível estadual. Para nós serão enviadas, até o final da campanha, sete cotas de vacinas. Até agora recebemos quatro, elas chegam e são disponibilizadas para a população”, explica a referência técnica de Imunização, Iderlene Gütler.

A vacinação segue grupos prioritários específicos. Confira:

• Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias

• Grávidas em qualquer idade gestacional

• Trabalhadores de saúde que estejam atuando na área

• Puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto)

• Idosos, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica)

• Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Fundamental, Médio e Superior.

Pontos moeda