Geral

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado no ES

Em Cariacica, 27 postos de saúde estarão abertas para a vacinação contra a gripe no Dia D.

Neste sábado (12), será realizada a mobilização nacional contra a gripe, data do calendário da Campanha Nacional de Vacinação. Para isso, os municípios preparam uma programação especial para o atendimento da demanda.

Para garantir as doses para a população, na última terça-feira (08), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu do Ministério da Saúde mais um lote de vacinas contra a gripe, com um total de 137 mil doses. Com essa nova remessa, chega a 836 mil o número de vacinas já recebidas.

Em Vitória, 14 unidades de saúde estarão com as salas de vacinas abertas das 8 às 17 horas para receber a população do grupo prioritário que ainda não vacinou. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para o Dia D é imunizar 10 mil pessoas.

Os moradores poderão procurar as unidades de Jardim da Penha, Bairro República, Praia do Suá, Santa Luiza, Maruípe, Conquista, Ilha das Caieiras, Fonte Grande, Forte São João, Consolação, Santo Antônio, Do Quadro e Grande Vitória. Em Jardim Camburi, a imunização será na Igreja Presbiteriana, localizada na rua Carlos Delgado Guerra Pinto, nº 761. Para o Dia D, não será preciso fazer agendamento.

No município da Serra, 38 unidades de saúde estarão abertas neste sábado. As unidades funcionarão das 8 às 17h. É importante que as pessoas se imunizem antes da chegada do inverno, período de maior incidência da doença. A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, deve ser tomada anualmente. Até esta terça-feira (8), aproximadamente 35.600 pessoas foram vacinadas no município.

Em Vila Velha será realizado o dia D de mobilização também no bairro Paul, na Igreja Presbiteriana, das 8 às 17h, e a partir da próxima semana, todas as segundas e quarta-feiras o posto volante do bairro estará aberto para atendimento da comunidade.

A ação é necessária, pois a Unidade Básica de Saúde de Paul está interditada pela Defesa Civil do município por conta da ameaça de uma obra particular irregular desabar sobre a unidade. “Para não deixar a população desassistida decidimos abrir esse posto volante para vacinação contra gripe influenza e também de rotina”, justifica a subsecretária municipal de Atenção Primária, Stella Dias.

Já em Viana, onde cerca de 2.500 pessoas já foram imunizadas contra gripe, o que corresponde a 20% do público-alvo da campanha de vacinação. Para reforçar a vacinação, a Secretaria de Saúde do município ampliou os Dias D da campanha: além do próximo sábado, a equipe também estará nos bairros no dia 19, que é o sábado seguinte.

A imunização nestes dois dias será de 08 às 17 horas e, em cada um dos dias, a ação será em bairros específicos. No dia 12 de maio (sábado) o Dia D será nas Unidades de Saúde dos bairros Industrial, Marcílio de Noronha, Universal, Ipanema, Primavera, Canaã, Jucu e Araçatiba. Já no dia 19, nas Unidades dos bairros Morada de Bethânia, Nova Bethânia I, Areinha, Vila Bethânia, Soteco, Bom Pastor e Viana Sede.

Em Cariacica, 27 postos de saúde estarão abertas para a vacinação contra a gripe no Dia D. As doses estarão disponíveis das 8h às 17h nas unidades dos bairros Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Campo Verde, Cariacica Sede, Itapemirim, Itaquari, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Novo Brasil, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé, São Francisco, São Geraldo, Santa Bárbara, Santana, Valparaíso e Vila Graúna.

Cobertura vacinal no Espírito Santo

Até essa quarta-feira (09), foram vacinadas 286.694 pessoas dos grupos prioritários com meta estabelecida (32,18%).

Os grupos com maiores coberturas de vacinação até o momento são os idosos (41,34%), puérperas (41,11%), indígenas (34,92%), e gestantes (29,73%).

Já os grupos com menores coberturas são crianças de 2 anos a menores de 5 anos (23,26%), trabalhadores da saúde (22,28%) e professores (23,59%).

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho, com o dia D no dia 12 de maio. No Espírito Santo, 963.932 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (867.538) dessa população, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

Público-alvo

Compõe o público alvo, crianças de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Pontos moeda