Geral

Líbano realiza primeira eleição em nove anos com baixa participação de eleitores

Redação Folha Vitória

As primeiras eleições nacionais do Líbano em nove anos, realizadas neste domingo, foram marcadas por uma fraca participação dos eleitores, refletindo a frustração em relação à corrupção endêmica e a uma economia estagnada. Os políticos exortaram os cidadãos a votarem e as forças de segurança lutaram para manter a ordem, à medida que as brigas irrompiam dentro e em volta dos locais de voto.

O presidente Michel Aoun pediu aos eleitores que votassem, em um discurso televisionado uma hora antes do fechamento das urnas. "Se você quer mudanças, você deve exercer o seu direito" de votar, ele disse, em uma mensagem publicada simultaneamente no Twitter.

As eleições são as primeiras desde que a guerra estourou na vizinha Síria em 2011, enviando mais de um milhão de refugiados para o Líbano, que tem uma população estimada de cerca de 4,5 milhões. A guerra dividiu o país, colocando partidos que apoiam a intervenção do Hezbollah, patrocinada pelo Irã, na Síria, para ajudar o presidente Bashar Assad contra os partidos alinhados com a Arábia Saudita.

Espera-se que os resultados iniciais comecem a ser divulgados ainda hoje, mas não se espera que os números oficiais sejam anunciados antes de amanhã.

Mas o baixo comparecimento - entre 30% e 40% nos distritos de Beirute, de acordo com a Agência Nacional de Notícias do país - revela a falta de entusiasmo dos eleitores com as principais correntes políticas do país, e deixou aberta a possibilidade de candidatos de novas correntes conseguirem cadeiras no Parlamento. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda