Geral

Moradores madrugam em fila para conseguirem atendimento de pediatra em Cariacica

Segundo quem necessita de uma consulta, o número de senhas distribuídas é pequeno para a demanda

A primeira pessoa chegou às 2 horas desta terça-feira (22), para garantir a vaga. | Fotos: Talita Carvalho

Os moradores do bairro Santa Bárbara, em Cariacica, precisaram madrugar na fila para conseguirem uma vaga de atendimento de pediatria. Segundo quem necessita de uma consulta, o número de senhas distribuídas é pequeno para a demanda. Para o dia, a Unidade de Saúde disponibilizou 22 fichas, mas a fila era enorme. Em três minutos, as fichas se esgotaram. 

A primeira pessoa chegou às 2 horas desta terça-feira (22), para garantir a vaga. "A situação está precária aqui. Para conseguir uma vaga tem que madrugar. Nós estamos à mercê", disse a primeira da fila.

Segundo os moradores, é sempre muito difícil conseguir atendimento. Há pessoas em que o filho já está com quatro meses, mas só teve atendimento médico duas vezes. "Toda vez que a gente precisa pegar fichas para os nossos filhos ou até mesmo para a gente, temos que chegar de madrugada. Nós corremos risco, pois passamos sozinhos por esses caminhos e não temos segurança nenhuma. Ficamos aqui à mercê, sem lugar pra se acomodar”, contou uma moradora.

Ela ainda disse que muitas mulheres acabam levando os filhos para a fila, pois moram longe e não conseguem voltar em casa para buscá-los. “Muitas pessoas vem com crianças no colo, até recém-nascido, pois as mães moram longe e não conseguem voltar em casa para buscar os filhos. Além disso, o atendimento é horrível”, reclamou.

Sobre o atendimento médico, ela disse que é bom, mas a médica que atende na unidade está sobrecarregada. “O atendimento médico é muito bom. Infelizmente, a doutora que está nos atendendo está sobrecarregada. Ela atende como ginecologista, pediatra e clínico geral. Cada dia ela atende uma especialidade", relatou.

Por volta das 7 horas, as fichas foram distribuídas e, em cerca de três minutos, todas acabaram. Por conta disso, muitas pessoas que estavam na fila não conseguiram garantir o atendimento dos filhos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a médica que atende a especialidade pediátrica retoma de férias nesta terça-feira, por isso há essa grande demanda. A prefeitura confirmou que foram distribuídas 22 fichas, além dos atendimentos que já estavam agendados para o dia. Segundo a Semus, o atendimento pediátrico é mais demorado que o adulto, e a médica é a única que atende essa especialidade na unidade.

A Secretaria informou ainda que está sendo providenciado um processo seletivo para contratação de mais médicos para atender as necessidades das unidades de saúde do município e otimizar os atendimentos.

Com informações da repórter Talita Carvalho

Pontos moeda