Geral

Passageiros feridos em queda de helicóptero no Rio são identificados

Redação Folha Vitória

Um helicóptero que seguia para Cabo Frio com quatro passageiros caiu no mar na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 9. O piloto morreu e três passageiros ficaram feridos. Bombeiros do Grupamento Marítimo realizaram o resgate e permanecem no local.

Segundo a corporação, três ocupantes da aeronave foram socorridos e encaminhados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. Marcelo Freitas, 52, Helio Gomes, 45, e Paulo Pereira Seixas, 55, sofreram ferimentos leves e o estado de saúde deles é estável. O piloto da aeronave, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi resgatado, mas não sobreviveu e morreu no local.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o helicóptero decolou de um heliponto no Recreio, zona oeste do Rio, e seguia para a cidade de Cabo Frio, na região dos Lagos. Por volta das 11h, a aeronave caiu no mar quando sobrevoava a Barra da Tijuca, na área do posto 4.

Segundo Paulo Silva, que trabalha há oito anos em um condomínio na região do acidente, não foi possível ouvir a queda da aeronave, no entanto, logo após a tragédia a movimentação de pessoas era grande nas proximidades. "Era muita correria de pessoas e do resgate. Muita gente comentando sobre a queda.", disse ele.

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da FAB seguem para o local do acidente para apurar as causas da queda. A fiscalização irá retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que presenciaram a sequência de eventos.

Informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANC) constam que a aeronave era do modelo 206B, tinha capacidade para até quatro passageiros e estava apta a operar. O Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero era válido até junho de 2020 e a Inspeção Anual de Manutenção estava em dia. O helicóptero foi adquirido em 2012 pela empresa Mapa Empreendimentos e Participações, que presta consultoria em gestão empresarial.

Trânsito

A atuação dos Bombeiros interdita uma faixa da Avenida Lúcio Costa, na pista da orça. Trânsito lento na região.

Pontos moeda