• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Período de colheita do Café deve ter mais segurança em Alfredo Chaves e Iconha

Geral

Período de colheita do Café deve ter mais segurança em Alfredo Chaves e Iconha

Prefeito de Iconha pede reforço na segurança contra furtos e assaltos durante a colheita

"Projeto Safra" em Alfredo Chaves e Iconha. 

Todos os anos no mês de junho o produtor rural parte para a colheita do café, mas sempre com um receio. Nesta época, os números de furtos e assaltos aumentam e a segurança desses trabalhadores fica comprometida. Preocupada com a situação dos munícipes, a Secretaria Municipal de Agricultura de Iconha organizou uma agenda entre o executivo e a Polícia Militar, o “Projeto Safra”, para traçar estratégias de ampliação da proteção dos produtores rurais.

O secretário da pasta, Romário Volponi, contou que a parceria entre prefeitura, produtores e militares foi eficaz no ano passado. “Estamos com boa expectativa na colheita de 2018, ano de muitas chuvas, um tempo propício. É importante pensar na qualidade da produção que vem em conjunto com a segurança do produtor”, disse.

“É triste ver tantos trabalhadores pegando no pesado o dia todo e ter seu café roubado a noite”, lamentou o prefeito de Iconha, João Paganini, acrescentando que tem que haver segurança para o produtor da roça.

A PM relatou que a segurança se constrói com parceria, sobretudo, a partir de informações dos munícipes com a Companhia, o que facilita e aperfeiçoa a atuação dos policiais nos redutos de produção. E para dar mais transparência nos serviços, serão realizadas pelos militares reuniões com produtores, quinzenalmente, para análise de dados e efetividade nos serviços.

O “Projeto Safra” vai abordar Iconha e Alfredo Chaves, municípios com maior número de produção de café. Também marcaram presença na pauta, a presidente do Sindicato Rural, Samara Pietralonga, Incaper e produtores de café.