Geral

Projeto de Compra Direta de Alimentos (CDA) de Alfredo Chaves é referência estadual

O CDA consiste na aquisição de produtos de forma direta da agricultura familiar e que é destinada a toda a rede socioassistencial.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Na oportunidade, a equipe do Governo conheceu duas instituições e dois agricultores do projeto. 

Há alguns dias, Alfredo Chaves recebeu uma equipe do Governo do Estado para uma visita nas duas instituições receptoras dos produtos oriundos da iniciativa (CDA), a Casa Lar Aconchego do Idoso e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e, ainda, dois agricultores inscritos no programa, um na localidade do Gavião e outro em 4º Território. A equipe era composta pela secretária Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento, Andrezza Vieira, a subsecretária Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento, Clarice Imperial e a gerente Estadual de Segurança Alimentar, Mariana Gomes Bourguignon.

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Alfredo Chaves, Caroline Maróquio, relatou a importância de mais esse reconhecimento para o município. “Sabemos o quanto é difícil manter o armário farto em tempos de crise. Com o projeto garantimos o acesso da nossa população em situação de insegurança alimentar com alimentos de qualidade, e ainda fomentamos a nossa agricultura”, contou.

Para participar, os agricultores precisam estar habilitados nos quesitos que atendam ao perfil socioeconômico definido pelo projeto. As chamadas públicas são realizadas sempre no início de ano e tem validade de 12 meses. O CDA atende atualmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, a Sociedade Pestalozzi, a Casa Lar e grupos de atendimentos realizados no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Pontos moeda