Geral

Segundo a Vale, não existe entendimentos para compra de participação na Samarco

A Samarco também tem atividades em Anchieta, no Sul do Estado

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Após divulgação de que a Vale iria comprar 50% da BHP Billiton no controle da Samarco, a mineradora se manifestou negando qualquer negociação e afirmou que a empresa e a BHP seguem em busca da retomada das atividades da Samarco.

“A Vale S.A. (Vale) nega que haja qualquer negociação em curso, ou que tenha chegado a um entendimento para a compra da participação da BHP Billiton Brasil Ltda. (BHPB) na Samarco, conforme veiculado hoje na mídia.

Vale e BHPB seguem focadas priorizando o suporte à Samarco para a retomada de suas operações, bem como à Fundação Renova nos programas de reparação e compensação das áreas e comunidades afetadas pelo rompimento da barragem”.

A paralisação

A Samarco paralisou suas operações no município de Mariana, região central de Minas, após o rompimento de uma de suas barragens de rejeitos, que deixou 19 mortos, centenas de desabrigados e poluiu o Rio Doce, em toda a sua extensão, até parte do litoral do Espírito Santo.

Com as operações paralisadas, a Samarco é suportada financeiramente por suas sócias: a brasileira Vale, produtora global de minério de ferro, e mineradora anglo-australiana BHP Billiton.

O rompimento da barragem da Samarco, em cinco de novembro de 2015, foi considerado o maior desastre socioambiental da história do Brasil.

Pontos moeda