Geral

Unidade Móvel da Mulher estaciona em Alfredo Chaves no Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil

A ação cidadã irá atender mulheres e conscientizar contra o abuso e exploração sexual

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
A Unidade Móvel da Mulher ficará estacionada na Praça Colombo Guardia.

O Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil, comemorado na próxima sexta-feira (18), vai contar com uma ação cidadã para divulgar a data e atender as mulheres do município de Alfredo Chaves. A ação é feita pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Estado e Direitos Humanos (SEDH).

Esse ano a ação terá uma novidade, a Unidade Móvel da Mulher, um ônibus da SEDH que ficará estacionado realizando integração social, de atendimento à mulher, de conscientização em relação ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de atendimentos jurídicos, psicossociais e serviços de saúde, como testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

De acordo com os organizadores, acontecerá a tradicional caminhada de enfrentamento e diversas atividades para ressaltar a importância de participar dessa campanha, como apresentações culturais. O evento também promoverá atividades recreativas e distribuição de doces.

“Nunca podemos deixar de participar de lutas como esta, em defesa de todas as meninas e meninos. Eles têm direito a proteção e ao desenvolvimento saudável, livres de todo e qualquer abuso e exploração sexual”, relatou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Caroline Maróquio.

O ônibus ficará estacionado, sexta-feira (18), na Praça Colombo Guardia, das 08h às 16h, com ações gratuitas para atender a comunidade.

Unidade Móvel

A unidade móvel de atendimento às mulheres serve como espaço de interação entre sociedade civil e Governo, ampliando o alcance das políticas públicas e adequando-as a diferentes realidades. O serviço disponibilizado nos ônibus é de atendimento multidisciplinar.

A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher, em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e com as prefeituras municipais.

Confira a programação:

08h30 – Início do atendimento à Mulher na Unidade Móvel (ônibus).

9h – Caminhada 18 de maio – Combate ao abuso e à exploração sexual da Criança e do Adolescente (saída em frente ao Destacamento Polícial Militar (DPM)).

10h – Fala das autoridades sobre o tema da caminhada.

10h20 – Apresentação Cultural da Escola Família Agrícola (Mepes).

10h30 – Declamação de Poesia – Escola Municipal Ana Araújo.

10h40 – Atividade com a equipe de Saúde Mental.

13h30 – Apresentação Cultural com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Praça Colombo Guardia.

14h – Pula-pula e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.

14h – Atividade com a equipe de Saúde Mental.

16h – Encerramento

Pontos moeda