ADOTE UMA CAUSA

Geral

Voluntários dedicam tempo e atenção nos atendimentos do Albergue Martim Lutero

A Associação Albergue Martim Lutero, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), acolhe, diariamente, 70 pessoas nas dependências da instituição.

Quem vem do interior do Estado em busca de tratamento médico na Grande Vitória, tem uma forte colaboração no acolhimento. A Associação Albergue Martim Lutero, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), acolhe, diariamente, 70 pessoas nas dependências da instituição.

A filosofia do albergue é fazer com que cada pessoa sinta-se em sua própria casa, com alimentação e atividades que distraem e colaboram no tratamento de cada um. Para que cada um seja bem atendido, a entidade conta com o apoio dos voluntários.

A voluntária Flávia Balarini desenvolve oficinas de artesanato no albergue há oito anos. Para ela, o trabalho é uma maneira de amenizar a dor de pessoas fragilizadas pela falta de saúde. "É um momento que eles conseguem sair do problema que estão passando e rir. A gente consegue tirar piada, tirar risada. É um momento muito legal", disse.

Leia também: Projeto do Albergue Martim Lutero previne câncer de pele na população capixaba

Quem também dedica parte do seu tempo para ajudar as pessoas assistidas pelo local é a Huli. O voluntariado chegou na vida dela há 12 anos, após a morte do marido. Ela venceu a depressão dedicando parte da rotina para ajudar pessoas que nem conhece. "Às vezes eu pensei em parar, mas não tem como. porque o resultado é muito gratificante de ver a alegria de uma pessoa", afirma.

De acordo com o superintendente da Associação, João Paulo Auler, a instituição está prestes a completar 40 anos de trabalho e a proposta é aumentar o atendimento e o número de voluntários. "Estamos precisando de voluntários. É um serviço de muitas mãos e é a população que banca este trabalho", disse.

O limite de atendimento é de 70 pacientes por dia. Segundo o superintendente, o número é o suficiente para manter a qualidade no atendimento, mesmo havendo uma demanda maior do que a capacidade. "Os pacientes chegam na segunda-feira de manhã. No albergue temos parceria com o hospital Santa Rita que busca os albergados, levam para o tratamento e trazem de volta", explicou.

A entidade é mantida pela Igreja Luterana e por parcerias realizadas por meio de demandas parlamentares, prefeituras de diversos municípios, voluntários e doadores. Quem tiver interesse em ser voluntário ou fazer doações, pode entrar em contato pelo telefone 3225-5386.

Ação IAB

Na próxima quinta-feira (10), o Instituto Americo Buaiz realiza uma ação especial nas dependências da Associação Albergue Martim Lutero, em Tabuazeiro, Vitória. A ação foi planejada e será executada pelos voluntários do IAB que atuam na Buaiz Alimentos.

Será realizada a inauguração do novo espaço de leitura e o evento contará com a participação do diretor do IAB, Fernando Machado, e demais diretores do Grupo Buaiz.

Confira a programação completa!

19h – Visita guiada dos voluntários conduzida pela equipe do Albergue.
19h20 – Acolhida dos albergados pelos voluntários. Local: entrada principal da entidade.
Música de acolhida – voz e violão.
19h30 - Inauguração do espaço de leitura.
Local: varanda da instituição.
· Música de acolhida/recepção - música cantada pelos funcionários, voluntários e albergados para os voluntários;
· Breve fala de acolhida por um representante da Associação Albergue Martim Lutero;
· Breve fala sobre o apoio à Associação Albergue Martim Lutero por Fernando Machado – Diretor do Instituto Americo Buaiz;
· Fala de um voluntário sobre a importância da leitura, incentivando os albergados a lerem as obras disponíveis no espaço de leitura durante sua estadia no Albergue.
· Corte da fita por representante do Albergue e do Instituto Americo Buaiz, inaugurando o espaço de leitura.
20h – Momento ecumênico, dirigido pelos pastores que atuam na Associação Albergue Martim Lutero, com o objetivo de celebrar a vida e o encontro entre albergados, funcionários e voluntários. Local: Sala onde acontecem os cultos ecumênicos.
20h30 – Interação (Local: Área de convivência)
Oferecimento de atividades simultâneas:
· Jogos de tabuleiro, cartas, etc, entre os voluntários e os albergados;
· Mesa disposta com lanche para que todos se sirvam.
21h30 - Encerramento

Pontos moeda