Geral

Casamento mais longo do mundo chega ao fim com morte de marido

Aparentemente, a longa vida dos dois se deve, entre outros motivos, aos pratos que ela cozinhou até fazer 98 anos

Foto: Divulgação

Um casamento de japoneses que durou quase 82 anos e entrou para o Guinness como o mais longo do mundo chegou ao fim com a morte de um dos conjugês, Masao Matsumoto, aos 108 anos, informou nesta terça-feira (21) o jornal "The Asahi Shimbun".

Matsumoto e sua esposa Miyako, de 101 anos, se casaram em 20 de outubro de 1937 e desde o ano passado figuravam no Guinness como o casal vivo mais antigo do mundo.

De acordo com o jornal, Masao faleceu na sexta-feira (17) em um asilo da cidade de Takamatsu, deixando a esposa e cinco filhas, que estiveram ao seu lado até os últimos minutos.

"Acho que teve uma vida feliz. Eu diria 'Bravo!' para ele", afirmou a segunda filha, Chizuyo Mano, de 76 anos, em declarações ao jornal.

Para o "Guinness Book", Miyako contou que Masao foi convocado para a II Guerra Mundial e voltou para casa em 1946 bastante magro. Aparentemente, a longa vida dos dois se deve, entre outros motivos, aos pratos que ela cozinhou até fazer 98 anos, quando teve que deixar a tarefa para outras pessoas.

Masao, que nasceu em 9 de julho de 1910, viveu sob o comando de cinco imperadores, e segundo a filha mais nova, Hiromi Sano, de 67 anos, o pai estava com a saúde fraca nos últimos anos, mas recuperou o brio e até o apetite quando soube que ele e a mulher tinha conseguido o recorde de casal mais antigo.

"Ele ficou muito feliz por poder viver o suficiente para testemunhar a nova Era Reiwa - que começou há menos de um mês, com o novo imperador Naruhito", disse Sano.

Pontos moeda