Geral

Grande Vitória tem 90 desabrigados e 13 desalojados após forte chuva de sábado

Todos os desabrigados são do município de Vila Velha. Dos desalojados, quatro são de Cariacica, dois de Guarapari e sete de Vitória

Foto: Leitor/whatsapp

A região metropolitana do Espírito Santo foi atingida por fortes chuvas neste sábado (18), que causaram estragos. De acordo com boletins divulgados neste domingo (19) pela Defesa Civil e pela Prefeitura de Vila Velha, a Grande Vitória tem 90 pessoas desabrigadas e 13 desalojados.

Segundo os boletins, todos os desabrigados são do município de Vila Velha. Dos desalojados, quatro são de Cariacica, dois de Guarapari e sete de Vitória.

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, além dos 90 desabrigados, 300 pessoas, que estavam ilhadas em vários locais da cidade, estão com problemas de saúde. Todas elas foram resgatadas para abrigos seguros na casa de parentes.

Dos desabrigados, 46 estão na Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Maria Elisa Vereza Coutinho, na Rua Walter Giovanni Dutra, em São Conrado; e outras 44 na Umef Professor Aylton de Almeida, na Rua Alegre, s/n, em Terra Vermelha. Já a escola Professor Elson José de Souza, em Jaburuna, também está preparada para receber mais desabrigados.

Equipes da Defesa Civil do município atenderam quatro ocorrências de deslizamentos de terra e de pedra. Uma delas em Alvorada, com o deslizamento de uma pedra de 0,49 metros cúbicos, mas não comprometeu a estrutura física de uma edificação próxima. Os bairros de Cobi de Cima e de Baixo, também tiveram deslizamentos de pedra, mas não ofereceu perigo e nenhuma casa foi atingida. Na Chácara do Conde, um barranco desmoronou mas não ofereceu perigo aos moradores.

Após percorrer a cidade, o prefeito Max Filho, garantiu que vai decretar situação de emergência no município. O decreto será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (20), com data retroativa a sexta-feira (17). Com isso, ficam dispensadas de licitação obras e serviços necessários para atender a situação emergencial, além de ter efeitos na liberação do FGTS para a população atingida. “É necessário que a população registre na Ouvidoria no telefone 162 e na Defesa Civil 199, todos locais que estão enfrentando problemas de alagamentos”, orientou.

Mesmo com o nível da água baixando bastante nos vários pontos de alagamento na cidade, as equipes da Defesa Civil ainda permanecem de plantão e contam com o apoio de militares do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual.

Segundo a Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em Cariacica (165.5 mm), Serra (158.68 mm), Viana (150 mm), Guarapari (135.7 mm), Anchieta (113.8 mm) e Vitória (113.08 mm).

Previsão do tempo

Após fortes chuvas registradas no sábado, o sol voltou a aparecer na Grande Vitória neste domingo. Ainda que pequeno, um arco-íris na praia de Itaparica, em Vila Velha, já garante esperança para os moradores que enfrentaram transtornos durante o mau tempo.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é que o sol continue aparecendo em alguns momentos entre nuvens em todo o estado. Contudo, ainda há previsão de chuva ocasional ao longo do dia em todas as regiões.

Já a segunda-feira (20), ainda de acordo com o Incaper, será com variação de nuvens ao longo do dia no Estado. Não há expectativa de chuva e a temperatura aumenta em todas as regiões capixabas.

Clique aqui e veja a previsão para as regiões do estado neste domingo!

Pontos moeda