CORONAVÍRUS

Geral

Balanço do Procon-ES: três fábricas fechadas e 6 mil frascos de álcool em gel apreendidos

O gás de cozinha e produtos laticínios também estão entre as reclamações mais frequentes no Procon Espírito Santo

Foto: Reprodução TV Vitória

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, o Procon do Espírito Santo já recebeu mais de mil denúncias e apreendeu mais de 6 mil frascos de álcool em gel com fabricação irregular. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (28).

As operações realizadas pelo órgão estão ligadas a irregulares na fabricação e venda de diversos produtos. Além da fabricação clandestina, alguns produtos ainda são vendidos com valores abusivos. 

O dado que desperta a atenção do Procon Estadual é a quantidade de frascos de álcool em gel apreendidos nos últimos três meses. Desde março, quando foram registrados os primeiros casos de covid-19 no Espírito Santo, o Procon-ES recebeu mais de 1.200 denúncias de preços abusivos e realizou mais de 200 operações em 15 cidades capixabas. 

De acordo com o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, as operações resultaram na apreensão de mais de 6 mil frascos de álcool em gel com irregularidades na fabricação ou falta de informações nos rótulos dos produtos. 

"Nós apreendemos uma grande quantidade de produtos que não estavam em condições regulares, alguns não tinham autorização da Anvisa. Quando as pessoas compram esses produtos para se proteger, nossa responsabilidade aumenta na fiscalização das irregularidades", explica.

Em conjunto com a Polícia Civil, o órgão interditou três fábricas de álcool em gel. Duas delas funcionavam de forma clandestina. "Nós tivemos duas interdições de fábricas com condições inimagináveis, de fundo de quintal. Quando flagradas, as pessoas podem ser presas e responder criminalmente pelas suas ações." disse.

Outros produtos 

Foto: Reprodução TV Vitória

Além do álcool, outro produto também registrou presença constante na atuação das equipes do Procon-ES: o gás de cozinha. Cinco grandes distribuidoras da Grande Vitória foram notificadas pela falta de gás. Os consumidores também reclamaram ao órgão, que estavam comprando o produto muito acima do valor comercializado antes da pandemia.

"A partir da denúncia dos consumidores, buscamos analisar as notas fiscais, com apoio da Receita Estadual, das compras antes e depois da pandemia para verificar se os produtos estão com preços abusivos ou não", explica Rogério. 

Dentre os alimentos, as reclamações sobre os valores abusivos foram mais frequentes entre os laticínios. Por causa de valores abusivos, o Procon precisou notificar duas distribuidoras do Estado. 

As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Procon-ES, pelo canal Fale Conosco no site do órgão, ou pelos telefones 151, (27) 3332-4603, (27) 3332-2011 e (27) 3381-6236.

*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins. 

Pontos moeda