CORONAVÍRUS

Geral

Praticidade e criação de novos espaços: como serão as casas após a pandemia?

Assim como aconteceu após a gripe espanhola, tudo indica que os modelos de construções, arquitetura e decoração passarão por transformações para facilitar a higiene

Roberta Salgueiro

Redação Folha Vitória
Foto: Thayná Fernandes 3D
Cozinha prática, projetada em 3D, com tudo em seu devido lugar de acordo com a rotina da família. Projeto assinado por Flávia Dadalto.

Imagine morar em uma casa escura, sem ventilação, sem a entrada de luz natural, com móveis sem muita definição de uso. Embora essa ainda possa ser uma realidade nos dias de hoje, esse era o tipo de construção que predominava em grande parte das famílias até meados de 1918. E sabe como se deu essa mudança no conceito de residências? Acredite, com a gripe espanhola, que ocorreu entre 1918 e 1920 e matou mais de 50 milhões de pessoas no mundo.


Foto: Divulgação

Esse foi o resultado de uma busca na história que a designer de interiores Flávia Dadalto realizou. Em entrevista ao podcast À Moda da Casa, do Folha Vitória, Flávia conta que a gripe espanhola foi o start para a arquitetura e o design. "Os arquitetos da época começaram a observar que a qualidade de vida e as questões comportamentais das pessoas influenciavam completamente naquele momento."

Hábitos de higiene, como por exemplo, lavar as mãos, não eram feitos com tanta frequência. A limpeza era difícil. Na falta de mobiliários adequados, muitas coisas eram amontoadas em baús, com isso, a proliferação da doença se dava de uma forma muito mais rápida. E foi com a necessidade da evolução no modo de viver, que a arquitetura e o design mostraram mais que a beleza, mas principalmente seu verdadeiro papel social.

"Foi um conjunto. A evolução da medicina com a evolução das ciências, que chamou a atenção dos profissionais de arquitetura. E uma coisa foi evoluindo a outra, um efeito dominó."

Um exemplo é o renomado arquiteto franco-suíço Le Coubusier. Ele implementou o minimalismo já naquela época, desenvolvendo mobiliários práticos e bem definidos.

Foto: Reprodução/Wikipedia
O arquiteto franco-suíço Le Coubusier, um dos precursores da arquitetura moderna e adepto do minimalismo

E ao que tudo indica, desta vez não será diferente. Diante deste novo momento que estamos enfrentando para combater o novo coronavírus, Flávia Dadalto pontuou o que tem grandes chances de mudar nos conceitos das construções, arquitetura e design de interiores. O ponto de partida dessas mudanças serão os novos comportamentos que se tornarão hábitos.

Diante disso, os lavabos que estavam sendo esquecidos passarão a ser cômodos mais valorizados, para facilitar a higienização, como por exemplo o lavar das mãos. A criação de área suja e área limpa na entrada da casa, voltando aos antigos hábitos de tirar o calçado antes de entrar na residência. A designer de interiores também destacou a importância de projetar uma casa prática. "Independente de simples ou luxuosa, trata-se de uma casa bem resolvida, para que tudo funcione com praticidade. Além de facilitar a higiene, a ideia é aproveitar para ter tempo de curtir a família." Além disso, Flávia aposta na forte predominância de revestimentos antibactericida nos projetos, com tecnologias que proporcionam uma higiene maior.

Foto: Reprodução/Wikipedia
O arquiteto finlandês Alvar Aalto desenvolveu projetos para a arquitetura hospitalar, com destaque para a poltrona Paimio criada em 1930, que permitia mais conforto para os pacientes com tuberculose.


Pontos moeda