Geral

Covid-19: Grande Vitória segue com vacinação para públicos prioritários

Cada município define a estratégia de vacinação com base nas doses disponíveis

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória/ Diego Alves

As prefeituras da Grande Vitória seguem a campanha de imunização contra a covid-19 para os grupos prioritários. Nesta semana, foram incluídos na lista as pessoas com comorbidades, além de gestantes e mulheres no período pós-parto.

Em Vitória, a prefeitura ampliou para a segunda fase a vacinação de pessoas com comorbidades. Serão incluídas aquelas com idade entre 50 e 59 anos, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 50 e 59 anos e gestantes e puérperas sem comorbidades.

Além desse público, também serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental; com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); com fibrose cística; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com obesidade mórbida (IMC >40) com idade entre 18 e 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC com idade entre 55 e 59 anos. A vacinação acontecerá nestas quinta (6) e sexta (7), no Maanaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia), no ginásio da Faculdade Salesiana e na Igreja Batista de Jardim da Penha.

Na Serra, a secretaria de Saúde vai atender as pessoas com comorbidades de forma mais efetiva, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) irá fazer a vacinação contra a covid-19 em alguns pontos de concentração a partir desta sexta-feira (07).

As pessoas com síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental, como autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental, por exemplo, podem fazer o agendamento online ou se vacinarem nos locais onde realizam seus acompanhamentos - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Sociedade de Pestalozzi.

Para este público, a Secretaria realizará a vacinação neste sábado (08), das 8 às 16 horas, na Apae do Parque Residencial Laranjeiras, conforme lista encaminhada previamente por esses serviços. Quanto às gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas no Programa Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria fará uma busca ativa para vacinar esse grupo.

Em Viana, a vacinação contra covid-19 ocorre a medida em que as doses são enviadas pela Sesa e conforme as orientações do mesmo órgão. A estratégia da vacinação dos públicos de comorbidades no município está em definição.

A vacinação dos idosos é domiciliar e não há necessidade de agendamento online, portanto não há fila de espera. A Secretaria Municipal de Saúde possui 100% de cobertura de Estratégia da Família e tem um controle do público-alvo, através do conhecimento dos agentes comunitários de saúde que realizam visitas regulares aos moradores de cada bairro.



Pontos moeda