Geral

Bares em Vitória podem virar foco de aglomeração de moradores de outras cidades, alerta Estado

Em entrevista à rádio Pan News Vitória, a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, pediu o bom senso de frequentadores e donos de estabelecimentos já que a Capital é a única da Região Metropolitana com bares abertos

Foto: TV Vitória

Com os bares voltando a abrir em Vitória, após o município ser o único classificado como de risco moderado para a transmissão de covid-19, segundo mapa do Governo do Estado, a Capital pode virar o foco de aglomerações de moradores de outras cidades da Região Metropolitana, onde os locais permanecem fechados. 

Em entrevista à rádio Pan News Vitória, nesta segunda-feira (17), a secretária de Estado de Turismo e membro do Centro de Comando e Controle da Pandemia, Lenise Loureiro, considerou essa possibilidade, mas alertou que todos os envolvidos, entre eles donos de estabelecimentos e população em geral, devem contribuir para que não haja excessos nessa flexibilização das atividades. 

"É um risco, mas os responsáveis por esses estabelecimentos devem estar atentos à capacidade desses espaços, bem como a consciência da população de que não pode aglomerar", afirmou.

No risco moderado, bares podem funcionar de segunda a sábado até as 22h e, aos domingos, até as 16h. A secretária disse que os protocolos sanitários pedem distanciamento entre as mesas dos botecos, além de uso de máscara pelos clientes enquanto não estão consumindo bebidas e alimentos. 

"O que se quer agora é permitir um pouco mais de atividade econômica nesse segmento. A convivência está permitida mas desde que seja feita de forma moderada", pontuou. 

Grande Vitória pode voltar a ser bloco único com aumento de casos

Esta semana Vitória voltou para o risco moderado de transmissão para a Covid-19. A medida foi possível porque o governo do Estado mudou a regra do mapa de risco e deixou de avaliar a Região Metropolitana como uma única cidade. Entretanto, essa situação pode mudar novamente.

Lenise explicou os motivos dessa alteração no método de avaliar. Porém, a secretária salientou que os casos de covid-19 precisam continuar em queda para que  os municípios continuem sendo analisados de forma individual.

"Se os casos e a taxa de transmissão para a doença voltarem a subir, o governo volta a classificar a Grande Vitória como uma única cidade. Nesse caso, se duas cidades estiverem no risco alto ou extremo, toda a Região Metropolitana recebe essa classificação", contou.

Ouça a entrevista completa:

entrevista Lenise Loureiro


Pontos moeda