Geral

Cariacica e Vila Velha não vão retomar aulas presenciais no mês de maio

Mesmo com anúncio de Casagrande liberando atividades presenciais para cidades com risco alto, prefeituras preferem manter aulas em sistema remoto

Foto: Foto: Pixabay

As prefeituras de Cariacica e Vila Velha não irão retornar com aulas presenciais em maio, apesar do anúncio feito pelo governador Renato Casagrande nesta sexta-feira (07) liberando as atividades para a Educação Infantil e Ensino Fundamental mesmo em cidades de risco alto. Já os estudantes das redes municipais de Vitória, Viana e Serra voltam a frequentar a sala de aula a partir desta semana.

Por nota, a secretaria de Educação de Cariacica respondeu que prefere aguardar o andamento da vacinação ao longo do mês de maio, além de manter diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Conselho e Fórum Municipal de Educação a fim de planejar o retorno das atividades. Além disso, no entender da secretaria, será necessário readequar o plano de retomada das aulas pois, nas definições do Estado, isso seria feito com a volta às escolas dos alunos mais velhos e o município deveria estar classificado em risco moderado. Foi recomendado que os estudantes continuem a seguir o cronograma de aulas exibidas num canal específico na TV aberta. 

Vila Velha informou que o ensino continuará no formato remoto, seguindo os protocolos de segurança sanitária. Assim como em Cariacica, ela recomendou que os estudantes seguissem o planejamento de aulas do sistema remoto. Em Vila Velha, as matérias e disciplinas serão apresentadas em ambiente virtual, através da plataforma municipal “Escola Tá ON” e por meio do Google Classroom (Google Sala de Aula), com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais. 

Serra, Vitória e Viana

A prefeitura de Vitória fará retorno escalonado dos estudantes a partir de segunda-feira (10). A secretaria de Educação dividiu os estudantes do 1º ao 5º ano em grupos azul e laranja, como forma de organização de um revezamento entre eles. Assim, na segunda-feira voltam os alunos do grupo azul. Na próxima semana, no dia 17 de maio, é a vez do grupo laranja. 

Já as crianças da Educação Infantil dos grupos 5 e 6 voltam no dia 17 de maio. Não haverá revezamento nesta faixa etária. 

Na Serra, a prefeitura informou que na segunda-feira (10) será divulgado o calendário de retorno das aulas presenciais. Ao longo da próxima semana, as escolas passarão por processo de preparação para o retorno das aulas presenciais no modelo híbrido. 

Em Viana, o retorno das aulas da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental será em 18 de maio. As atividades educacionais irão retornar de forma escalonada, ou seja, com rodízio entre aulas presenciais e atividades remotas em casa. Além disso, haverá escalonamento entre as turmas para evitar aglomeração. Os alunos terão dias de aulas nas escolas, onde poderão tirar dúvidas com os professores.

Leia também: Aulas presenciais da educação infantil e fundamental serão retomadas em todo o ES

Pontos moeda