Geral

Certidões e documentos: serviços de cartórios podem ser feitos pela internet no Espírito Santo

Emissões de certidões e documentos para Pessoas Físicas e Jurídicas estão entre procedimentos realizados

Foto: Divulgação

Quem nunca precisou de algum serviço em cartórios e ficou horas na fila, muitas vezes para resolver coisas simples? Neste período de transmissão da covid-19, passar um tempo em locais fechados e com vários desconhecidos pode ser perigoso. 

Diante do cenário de pandemia e da necessidade do distanciamento social, os serviços notariais e registrais foram modernizados, ganhando a internet no Espírito Santo. Agora, já é possível fazer solicitações de diversos serviços com biossegurança e autenticidade jurídica.

Pela internet, alguns serviços são realizados até mais rápido do que pessoalmente. Um exemplo é o Registro de Imóveis, que pode ficar pronto em até duas horas pela internet. No cartório, este prazo pode chegar até a cinco dias.

A 2ª vice-presidente do Sindicato dos Notarios e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES), Nelisa Galante, explica que a medida é importante para proteger a população e os funcionários dos cartórios.

“Seguindo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os serviços disponíveis em cartórios passaram a ser disponibilizados na internet por meio das centrais notariais e registrais. A iniciativa garante o atendimento e promove um comportamento seguro durante a pandemia", comenta.

A solicitação de atendimento e consulta de documentos pode ser feita em qualquer dia e horário, dentro da rotina do contribuinte. "Lembrando que essa demanda será analisada e respondida dentro do horário de funcionamento do cartório responsável pela mesma", explica Nelisa Galante.

Serviços disponíveis

Pela internet, é possível realizar o protesto de títulos; registro de imóveis; títulos e documentos de Pessoas Jurídicas; Notas; todos os registros das pessoas naturais (certidões de nascimentos; casamentos; os óbitos; as emancipações; as interdições; as sentenças declaratórias de ausência; as opções de nacionalidade; as sentenças que deferirem a legitimação adotiva).

Além disso, tem o aplicativo Consulta Protesto, disponível no Google Play e Apple Store. Para conferir esses e outros serviços, basta acessar o site do Sinoreg-ES no carrossel de informações e também as centrais online dos cartórios.

Pontos moeda