Geral

Cobras são encontradas em cativeiro no município de Vila Velha após denúncia

Para os policias, o responsável pelos animais disse que as mantinha como animais de estimação por “hobby”

Foto: PMES

Duas cobras que eram mantidas em cativeiro foram encontradas por Piciais da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental na manhã desta quinta-feira (13) ao bairro Ilha das Flores, em Vila Velha

Os policiais receberam a denúncia de que os animais silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro. Quando a equipe chegou ao local, encontraram duas serpentes. Uma jiboia (*Boa constrictor*) e uma cascavel (*Crotalus durissus*) mantidas em cativeiro e sem a autorização do órgão competente.

O responsável pelos animais disse que aprecia a espécie e as mantinha como animais de estimação por “hobby”, fornecendo pequenos roedores para alimentação das mesmas.

A Cascavel é uma espécie peçonhenta, ou seja, venenosa. No Brasil, quatro grupos de serpentes causam acidentes que podem ser fatais: as jararacas (Bothrops), responsáveis por mais de 85% dos episódios; as cascavéis (Crotalus), com cerca de 7%; as surucucus (Lachesis), com 4%; e as corais verdadeiras (Micrurus), com menos de 1% dos registros. Até mesmo as mordidas de serpentes consideradas não-venenosas, como a jiboia, exigem atendimento médico, pois dessa forma podem espalhar bactérias no indivíduo e levar a um quadro de infecção.

Além da ocorrência de acidentes e possíveis riscos que a criação desses animais em cativeiro podem gerar, manter essas espécies sem a autorização do órgão competente também é considerado crime ambiental sob pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

O responsável pelos animais terá que comparecer perante as autoridades assim que for solicitado. As cobras foram recolhidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS – IBAMA) para a avaliação da saúde dos mesmos e posteriormente, serão devolvidos ao habitat natural, desempenhando suas funções na natureza. 


Pontos moeda