Geral

Covid-19: mais de 1 milhão de vacinas já foram aplicadas no ES, mas 87 mil aguardam 2ª dose

20 mil doses da vacina Coronavac chegaram ao Estado no sábado e devem ser destinados às pessoas que estão com a aplicação da segunda dose atrasada

Foto: William Caldeira / PMVV

O Espírito Santo alcançou a marca de 1 milhão de doses aplicadas dos imunizantes contra a covid-19. O número representa a soma das aplicações das duas doses. No entanto, devido ao atraso na entrega de imunizantes, cerca de 87 mil capixabas ainda aguardam a segunda dose da Coronavac.

A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, por meio de uma publicação nas redes sociais. Segundo a postagem, já são 1.015.566 doses aplicadas no total, sendo mais de 742 mil de primeira dose e outras 273 mil em segunda aplicação.

Chegada de doses

O Espírito Santo recebeu, na manhã deste sábado (08), mais 20 mil doses da vacina Coronavac. Os imunizantes devem ser destinados às pessoas que estão com a aplicação da segunda dose atrasada.

As doses chegaram no Aeroporto de Vitória, por volta das 8h30. Elas foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central começa nesta segunda.

De acordo com dados da Sesa, mais de 87 mil capixabas estão com a segunda dose atrasada e aguardam pela imunização para completar o esquema de vacinação. A orientação da secretaria é que essas pessoas, que se encontram com a segunda dose atrasada a mais de 28 dias, aguardem o agendamento que cada município irá realizar.

Veja como será feita a vacinação em cada município da Grande Vitória:

Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha informou que 15 mil pessoas aguardam a segunda dose do imunizante. No entanto, serão repassadas apenas 2.600 doses ao município. Equipes da Vigilância Epidemiológica do município entrarão em contato via telefone, prioritariamente, com as pessoas que receberam a primeira dose da vacina entre os dias 20 e 27 de março.

Cariacica

Para a segunda dose de Coronavac, o município informou que está aguardando novas remessas da Secretaria de Estado da Saúde para definir o andamento e todas as etapas necessárias.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que 3.277 pessoas estão com a segunda dose da Coronavac atrasada. A Semus completou que já realizou uma busca ativa das pessoas que haviam passado do prazo para receber a segunda dose da CoronaVac, enviando mensagens de texto com a data e horário para a vacinação.

Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que não há programação de vacinação ou abertura de agendamento neste domingo. Para a próxima segunda-feira (10), estão pré-agendadas 2 mil pessoas com comorbidade.

A vacinação ocorrerá no Maanaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia), ginásio da Faculdade Salesiana e na Igreja Batista de Jardim da Penha. As vacinas para segunda dose serão distribuídas para as unidades de saúde que realizarão contato com os pacientes em lista de espera.

Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informou que aguarda a chegada de mais doses da Coronavac e que os pacientes que tomaram a 1ª dose serão contactados por meio de busca ativa das Unidades de Saúde da Serra para aplicação da 2ª dose.

Viana

Entramos em contato com a prefeitura de Viana, mas até o momento não tivemos retorno. Assim que a resposta chegar, a reportagem será atualizada.

Pizer/BioNTech

A expectativa, segundo informações do Ministério da Saúde, é que o Espírito Santo receba uma nova remessa de doses da Pfizer/BioNTech, na segunda-feira (10). O Estado aguarda confirmação do envio e do quantitativo de doses a serem encaminhadas.

Pontos moeda