Geral

Governo do ES poderá usar dados de desempenho de 2019 para pagar bônus aos professores

Projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O bônus é uma ferramenta que tem o objetivo de reconhecer, estimular e valorizar o esforço dos profissionais que atuam na Secretaria de Estado da Educação

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Sedu

Para que os professores recebam o bônus por desempenho referente ao ano de 2020, o governo do Espírito Santo encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado, na tarde desta sexta-feira (14), um projeto de lei para alterar as regras do programa. O objetivo é utilizar o desempenho atingido em 2019. 

Por causa da pandemia de covid-19, o Espírito Santo não realizou no ano passado o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), que mede, justamente o desempenho escolar. 

A mudança no projeto de lei busca acrescentar um artigo que permitirá à Secretaria de Estado da Educação (Sedu), utilizar o índice da última avaliação para, assim, conceder o bônus desempenho aos profissionais da educação em 2021. Caso seja aprovado pelos deputados estaduais, os dados de 2019 serão usados para calcular o desempenho dos profissionais da educação. Com isso, serão destinados cerca de R$ 36 milhões para o pagamento. 

"É uma legislação simples, mas fundamental para que possamos fazer o pagamento desse bônus em um período extraordinário que estamos vivendo. No ano passado não tivemos o Paebes, a pesquisa de avaliação, porque não tivemos a presença permanente dos professores e dos alunos nas salas de aulas", ponderou Casagrande. 

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, esclareceu que o bônus desempenho já faz parte do planejamento da Sedu. 

"Entre os professores e profissionais há uma expectativa de receber o bônus. O ano passado trouxe a incerteza de como e quando ele seria pago, e a prova acabou não acontecendo. Nessa medida, buscamos zelar pelo pagamento do bônus" reforçou Vitor.

O secretário ressaltou ainda que o valor será pago independente, se o professor estava ou não na rede pública estadual em 2019. "Mesmo as pessoas que entraram em 2020 serão bonificadas", concluiu. 

Sobre o bônus:

O bônus desempenho foi criada em 2010 com o objetivo de reconhecer, estimular e valorizar o esforço dos profissionais que atuam na Secretaria da Educação. É um prêmio em dinheiro concedido, anualmente, aos profissionais que atuam em escolas e outras unidades da Sedu. 

O profissional da Secretaria pode receber até um salário a mais por ano, conforme os resultados apurados pela unidade de ensino onde exerce suas funções.

Aulas em 2020

O ano letivo presencial de 2020 foi prejudicado pela pandemia de covid-19. Ele começou em fevereiro e foi até meados de março. Com o crescente número de casos e a falta de informação sobre a doença, foi estabelecido que as aulas continuassem em modo remoto. 

Em outubro, as aulas voltaram de forma híbrida, ou seja, presencial e remota. Mesmo assim, não foi possível a aplicação da prova ( o Paebes) nos ambientes escolares para medir o desempenho do aprendizado dos alunos nas escolas. 

A reportagem do Jornal Online Folha Vitória questionou a Sedu se há previsão de quando o bônus será pago, caso o projeto seja provado. Assim que a Secretaria de Educação responder, a reportagem será atualizada. 



Pontos moeda