Geral

Mudanças de regras na educação: veja como ficam as aulas em cada tipo de ensino a partir de segunda

Retorno das aulas presenciais para o ensino infantil e fundamental I nos municípios classificados em risco alto foi anunciado pelo governador Renato Casagrande

Foto: Divulgação

O governo do Espírito Sando anunciou, nesta sexta-feira (07), a flexibilização das regras para funcionamento das escolas públicas e privadas dos municípios capixabas na modalidade de ensino infantil e fundamental I, ou seja, até o 5º ano. A partir desta segunda-feira (10), as escolas das cidades classificadas em risco alto poderão receber até 50% da capacidade de ocupação das salas de aulas. Os outros 50% dos alunos devem continuar com as aulas remotas.

Atualmente, as aulas presenciais são permitidas apenas em municípios que estão classificados em risco moderado ou baixo para a transmissão do novo coronavírus. Com isso, escolas de 56 municípios capixabas, classificados no risco alto, estão fechadas. Com esta classificação, nestas cidades, só é permitido o ensino remoto e o atendimento individual.

Leia também: Sedu divulga nova lista de professores que serão vacinados na próxima semana

A mudança gerou dúvidas nos pais dos alunos e nos estudantes. Quais as regras para cada tipo de ensino estarão em vigor, a partir da próxima segunda-feira (10), no Espírito Santo? Veja as regras: 

ENSINO INFANTIL 

São permitidas aulas presenciais nos municípios classificados em risco baixo, moderado e alto para a transmissão do novo coronavírus. Há um limite de 50% da ocupação das salas de aulas, por isso, parte dos alunos (50%) devem continuar com as aulas remotas. Os pais que não sentirem seguros com o retorno podem optar por manter os filhos nas aulas remotas. Caso o interesse em retornar para a sala de aula seja superior ao limite de 50% da ocupação, as escolas devem se organizar para realizar revezamento semanal dos alunos na modalidade presencial.

ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5ºANO)

Segue as mesmas regras do ensino infantil. Nos municípios classificados em risco baixo, moderado e alto são permitidas aulas presenciais, respeitando o limite de 50% da ocupação das salas de aulas. Por isso, parte dos alunos (50%) devem continuar com as aulas remotas. Os pais que não sentirem seguros com o retorno podem optar por manter os filhos nas aulas remotas. Caso o interesse em retornar para a sala de aula seja superior ao limite de 50% da ocupação, as escolas devem se organizar para realizar revezamento semanal dos alunos na modalidade presencial.

ENSINO FUNDAMENTAL II (6º AO 9º ANO)

Nos municípios classificados em risco baixomoderado, são permitidas aulas presenciais com limite de 50% da capacidade dos alunos na sala de aula. Os demais alunos devem continuar nas aulas remotas. Os pais e alunos que não sentirem seguros com o retorno ao presencial, podem optar por continuar na modalidade remota. Quando haver o interesse por retornar ao presencial superior ao limite de ocupação das salas de aulas, as escolas devem organizar o revezamento semanal dos alunos. Já nos municípios classificados em risco alto, os professores podem realizar atendimento presencial individualizado com horário marcado. 

ENSINO MÉDIO

Segue as mesmas regras do ensino fundamental II. São permitidas aulas presenciais nos municípios classificados em risco baixomoderado. Há um limite de 50% da capacidade de ocupação das salas de aula. Os demais alunos devem continuar nas aulas remotas. Os pais e alunos que não sentirem seguros com o retorno ao presencial podem optar por permanecer no ensino remoto. Caso haja o interesse pelo retorno ao presencial superior ao limite de ocupação das salas de aulas, as escolas devem organizar o revezamento dos alunos. Já nos municípios classificados em risco alto, os professores podem realizar atendimento presencial individualizado com horário agendado.

ENSINO ´TÉCNICO E SUPERIOR

Nos municípios classificados em risco baixo e moderado, as regras são as mesmas dos demais tipos de ensino: permitidas com 50% da capacidade de ocupação das salas de aula; o retorno ao presencial não é obrigatório, sendo permitido continuar no ensino remoto; e quando houver interesse pelo retorno à modalidade presencial superior ao limite, as instituições de ensino devem organizar o revezamento semanal dos alunos. Já nas cidades capixabas classificadas em risco alto, é permitido o atendimento individual, com horário agendado, para todos os cursos. No caso das aulas práticas dos cursos da área da saúde e segurança pública, são permitidas aulas presenciais, com limite de 50% de ocupação da sala de aula/laboratórios. 

Durante pronunciamento para anunciar o Mapa de Risco que entra em vigor na próxima segunda-feira, o governador Renato Casagrande explicou que a decisão de retomar as aulas presenciais em municípios em risco alto foi baseada na diminuição no número de internações e mortes por covid-19 no Estado, nas últimas semanas.

"Estamos avançando com relação ao funcionamento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Estamos em uma fase de desescalada, arrefecendo com a pandemia. Essa faixa, de ensino fundamental I e educação infantil, representa 1,32% do total de casos no Estado", afirmou Casagrande.

Leia também: Comércio volta a funcionar em horário mais restrito na Grande Vitória na próxima semana

Ainda de acordo com o governador, a decisão foi tomada com base em um parecer médico. Segundo Casagrande, estudos apontam que as crianças na faixa etária de até 10 anos representam pouco risco de contágio, tanto entre colegas quanto entre professores.

"Temos um parecer da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo. Ela assinou tecnicamente, em um debate conosco, que os estudos mostram que, nessa faixa, as crianças transmitem menos e, portanto, não causam disseminação e contágio da doença no momento em que a gente está em queda da doença e o percentual de crianças que se contagiam é muito pequeno", frisou.

Veja a classificação de cada município do ES: 

Foto: Divulgação / Governo do ES

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Pontos moeda