Geral

Após conjunção de Vênus e Júpiter, saiba como visualizar Mercúrio no céu do ES

Para esta terça-feira (3), o Gaturamo (Goa), Laboratório Astronômico da Ufes, lançou um desafio! É que, após o pôr-do-sol, a Lua fininha vai aparecer logo acima do planeta Mercúrio, na mesma direção de onde o Sol se põe

Lais Magesky

Redação Folha Vitória
Foto: Laís Magesky

Assim como eu, você é um grande amante da astronomia e morre de curiosidade para saber mais detalhes dos fenômenos que embelezam o universo? Nesta semana, muitos questionamentos surgiram nas redes sociais sobre dois pontinhos super brilhantes no céu. A conjunção dos planetas Vênus e Júpiter é um verdadeiro encanto, e ainda pode ser visto no final da madrugada.

A foto acima foi tirada no último sábado (30), em Vitória. Do lado direito, uma reprodução do aplicativo Stellarium, que ajuda a identificar os astros no céu. Para ver a conjunção, não foi necessário o uso de binóculos ou telescópio, mas os observadores precisaram ser pacientes e aguardarem até o final da madrugada, por volta de 4h30, 5h. 

A última vez que uma conjunção tão próxima aconteceu foi em 2016, e especialistas afirmam que ela não se repetirá até março de 2023. No Twitter, chuva de fotos e registros dos planetas.

Lua e Mercúrio um do ladinho do outro nesta terça (3)

Para esta terça-feira (3), o Gaturamo (Goa), Laboratório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), lançou um desafio! É que, após o pôr-do-sol, a Lua fininha vai aparecer logo acima do planeta Mercúrio, na mesma direção de onde o Sol se põe.

No Facebook do GOA, os estudiosos explicaram que Mercúrio é o planeta visível mais raro de se observar a olho nu. Então, para tentar visualizar, é bom ter em mente que o planeta aparece sempre muito próximo do pôr ou nascer-do-sol, dificultando sua visibilidade.

"Ele estará perto do aglomerado das Plêiades, na constelação do Touro. Como esses dias está limpo em parte do Brasil, tente encontrá-lo", informou o Goa, lançando o desafio.

Previsão de céu limpo

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), esta terça-feira (3) será de tempo estável em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há previsão de chuva no Estado. 

 As temperaturas permanecem elevadas em todas as regiões. O vento sopra com moderada intensidade entre o litoral sul e o metropolitano. 

Na Grande Vitória, poucas nuvens, sem expectativa de chuva.
Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 34 °C.
Vitória: mínima de 20 °C e máxima de 33 °C.
Na Região Sul, poucas nuvens, sem expectativa de chuva.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 36 °C.
Nas áreas altas: mínima de 15 °C e máxima de 29 °C.
Na Região Serrana, poucas nuvens, sem expectativa de chuva.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.
Nas áreas altas: mínima de 11 °C e máxima de 28 °C.
Na Região Norte, poucas nuvens, sem expectativa de chuva.
Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 35 °C.
Na Região Noroeste, poucas nuvens, sem expectativa de chuva.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 34 °C.
Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 19 °C e máxima de 31 °C.
Na Região Nordeste, poucas nuvens, sem expectativa de chuva.
Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 32 °C.
Pontos moeda