Geral

Sob forte comoção, adolescente que morreu em ambulância é enterrado em Cachoeiro

Kevinn Belo Tomé de Silva morreu na madrugada de sábado (30) dentro de uma ambulância, após quatro horas à espera de atendimento na entrada do Himaba

Foto: Reprodução

O corpo de Kevinn Belo Tomé da Silva, 16 anos, foi enterrado na manhã deste domingo (1º), em um cemitério da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O momento, marcado por revolta e comoção, reuniu familiares e amigos do adolescente.

Kevinn morreu na madrugada de sábado (30) dentro de uma ambulância, após quatro horas à espera de atendimento na entrada do Hospital Infantil de Vila Velha. Ele teve três paradas cardíacas e, na última, não resistiu.

O adolescente estava internado desde a noite da última quarta-feira (27), em um pronto atendimento de Cachoeiro de Itapemirim, onde morava com a mãe. Segundo a tia, ele sentia dores no peito e dificuldade para respirar. Por isso precisou ser transferido.

Após esperar quatro horas por atendimento, Kevinn morreu dentro da ambulância, no pátio do Himaba. Ele chegou por volta de 0h30 e morreu às 4h30. A mãe estava preenchendo os documentos para que ele desse entrada, quando soube da morte, pela paramédica responsável.

Médicas são afastadas e sindicância vai apurar o caso

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a direção do hospital registrou uma ocorrência policial contra o que considera "flagrante negligência médica" por parte dos profissionais plantonistas. Segundo a Sesa, as duas médicas foram afastadas de suas funções.

A secretaria disse ainda que a direção do hospital fará uma representação junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para que a conduta das profissionais envolvidas seja devidamente avaliada.

Leia também: Direção do Himaba vai investigar por que adolescente não foi internado

Ainda segundo a Sesa, o Himaba estava preparado para receber o paciente, com disponibilidade de leito, profissionais e equipamentos necessários ao atendimento.

"A instituição considera inadmissível negligência em qualquer atendimento, já que a premissa do hospital é garantir acolhimento e assistência a todos os pacientes. E informa que garantirá toda assistência necessária à família do jovem Kevinn", concluiu a nota.

Em outra nota, a Sesa disse que uma sindicância foi aberta para apurar o caso, colher as informações e tomar as providências junto aos órgãos competentes.

Associação Médica do ES repudia postura da Sesa

Já a Associação Médica do Espírito Santo (Ames) divulgou uma nota nesta segunda-feira (2), repudiando a postura da Sesa, "por realizar pré-julgamento dos médicos envolvidos no caso".

De acordo com a Ames, "o afastamento sumário sem processo administrativo disciplinar para apuração dos fatos, precocemente feita pela Sesa, denota uma tentativa de retirar de si qualquer responsabilidade sobre o caso".


Pontos moeda