Geral

Após vitória, curdos e sírios se preparam para atacar capital do Estado Islâmico

Redação Folha Vitória

Akcakale - Após uma bem sucedida ofensiva sobre a cidade de Tal Abyad, na fronteira entre a Síria e a Turquia, as forças curdas e seus aliados sírios já começam a planejar o ataque à capital auto proclamada do grupo extremista Estado Islâmic, Raqqa.

"Agora que ocupamos completamente Raqqa e as cidades vizinhas, iremos tentar liberar Raqqa", disse Shervan Darweesh, porta-voz dos grupos rebeldes sírios aliados à milícia curda conhecida como YPG. "É a nossa missão."

A tomada de Tal Abyad, anunciada ontem, é um passo importante por ter unidos as duas frentes de combate curdas na fronteira entre a Síria e a Turquia. Com o movimento, os aliados cortaram completamente a ligação entre o Estado Islâmico e a Turquia, prejudicando assim a chegada de suprimentos e militantes.

Os últimos avanços foram ajudados por ataques aéreos dos Estados Unidos na região, disseram as forças do YPG.

Milhares de pessoas fugiram da região nos últimos dias, antecipando-se à violenta ofensiva. Mais de 23 mil sírios fugiram para a Turquia desde o início de junho, a maioria vinda de Tal Abyad, segundo o governo turco e A Organização das Nações Unidas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda