Geral

Aprovação de Theresa May no Reino Unido se torna negativa, diz pesquisa

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Partido Conservador da primeira-ministra Theresa May manteve a vantagem de doze pontos porcentuais sobre os trabalhistas, mostra uma nova pesquisa de intenção de voto feita pela ComRes e divulgada neste sábado pelos jornais Independent e Sunday Mirror. Apesar disso, pela primeira vez desde que assumiu o cargo, a premiê tem mais pessoas insatisfeitas com seu governo do que apoiadores.

Segundo o levantamento, divulgado há uma semana das eleições legislativas no país, os conservadores têm 47% das intenções de voto, contra 35% dos trabalhistas. Ambos ganharam um ponto desde a última pesquisa do instituto.

A avaliação de May, no entanto, despencou. 42% dos entrevistados disseram ter uma opinião desfavorável da premiê, uma alta de dez pontos em relação à última pesquisa do tipo, feita em fevereiro. Por outro lado, a porcentagem de pessoas que têm visão favorável caiu apenas dois pontos, para 39%.

A pesquisa também mostrou que Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, melhorou sua avaliação quando os entrevistados eram perguntados sobre quem melhor ocuparia o cargo de premiê. Sua avaliação subiu quatro pontos, para 34%, ante 49% de May, que perdeu dois pontos. (Marcelo Osakabe)

Pontos moeda