Geral

Equipe de limpeza encontra entulho de construção e roupa em bueiros na Serra

Os resíduos descartados de forma incorreta podem entupir os bueiros e causar alagamentos em épocas de chuva

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Ação das equipes de limpeza da Serra, realizada nesta quarta-feira (12) encontrou entulho de construção civil e até mesmo roupas nos bueiros da cidade. Cerca de 70 toneladas de resíduos são retirados mensalmente dos dispositivos.

As equipes afirmam que é muito comum encontrar este tipo de objeto nos bueiros. Areia e folhas, guimbas de cigarro, tampas de garrafas, embalagens plásticas, arame, copos e sacolas também costumam ser recolhidas. 

Segundo informações da Prefeitura da Serra essas ações de limpeza dos bueiros acontecem rotineiramente, principalmente para evitar alagamentos em períodos de chuva, já que resíduos descartados de forma incorreta podem entupir os bueiros.

Regras de descarte

Divulgação/Prefeitura da Serra
Divulgação/Prefeitura da Serra

Os geradores de resíduos da construção são responsáveis pela destinação correta do entulho. Se a quantidade for de, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia, pode ser descartada em uma das Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) da Serra: no Projeto João de Barro, localizado na Avenida Domingos José Martins, bairro Novo Porto Canoa; e na ATT Barcelona, na Avenida Região Sudeste.

Para descartar mais que isso, o morador precisa contratar caçamba, de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura. A lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017 estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.

Pontos moeda