Geral

Major da PM que fugiu de teste do bafômetro após acidente perderá cargo na Casa Militar

Com isso, o major Almir Alves Barbosa da Cruz será devolvido aos quadros da Polícia Militar. Decisão será publicada no Diário Oficial desta terça-feira

Foto: TV Vitória
Acidente aconteceu na última quinta-feira, na Avenida Dante Michelini, em Vitória

O major da Polícia Militar que fugiu sem realizar o teste do bafômetro após se envolver em um acidente de trânsito, na última quinta-feira (20), na Avenida Dante Michelini, em Vitória, perderá o cargo de coordenador de núcleo de transporte terrestre e telecomunicações na Casa Militar. Com isso, o major Almir Alves Barbosa da Cruz será devolvido aos quadros da Polícia Militar.

De acordo com a Casa Militar, a decisão está prevista para ser publicada no Diário Oficial desta terça-feira (25). No momento do acidente, o major utilizava uma viatura oficial e, segundo a Casa Militar, as avarias no veículo deverão ser ressarcidas ao Estado pelo policial.

Já a Polícia Militar informou que a situação foi registrada como ocorrência de trânsito sem vítima, de acordo com o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro, com todas as medidas administrativas aplicáveis ao caso. O major foi multado por se recusar a realizar o teste do bafômetro e por retirar veículo retido do local de infração, sem a autorização da autoridade competente.

A PMES afirmou ainda que todos os fatos serão objetos de apuração em procedimento já instaurado, para adoção das providências administrativas e penais que eventualmente sejam necessárias.

Entenda o caso

O veículo que o major conduzia colidiu na traseira de um carro de passeio, na Avenida Dante Michelini, na orla de Camburi, na última quinta-feira. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo Batalhão de Trânsito (BPTran), o militar apresentava sinais de embriaguez e se negou a realizar o teste do bafômetro.

No momento da abordagem, o policial ainda teria exigido que um oficial mais antigo atendesse à ocorrência, em vez dos agentes que estavam no local. O major teria feito ligações para alguns oficiais, mas não conseguiu que o pedido fosse atendido.

Após ser abordado novamente para realizar o teste do bafômetro, o policial resolveu entrar no veículo e ir embora, sem prestar esclarecimentos à polícia. O proprietário do carro atingido pelo veículo do militar informou ao BPTran ter feito um acordo com ele para não seguir com a ocorrência. O major teria se comprometido a custear o conserto do automóvel.

Pontos moeda