Geral

Telegram: saiba como fazer suas mensagens se autodestruírem

Histórico de troca de mensagens pode ser uma brecha para que informações confidenciais sejam acessadas e vazadas por cibercriminosos

Foto: Reprodução / R7

O Telegram tem alguns recursos de segurança que podem ajudar a trocar mensagens com mais segurança e privacidade. A verificação em duas etapas é apenas uma das formas de se proteger da ação de um cibercriminoso. Uma forma que de impedir o vazamento de conversas é fazer um ajuste para que as mensagens se autodestruam.

A troca de mensagens pode deixar rastros se o histórico ficar salvo no celular e pode ser um alvo fácil de cibercriminosos.

Siga o passo a passo e aprenda a fazer com que as mensagens sejam destruídas automaticamente:

- Abra a conversa com o contato que você deseja evitar que o histórico seja salvo. Em seguida, toque sobre a foto da pessoa no canto superior direito para acessar as configurações.

- Na tela que será exibida, toque sobre o item Iniciar Chat Secreto. Essa é a garantia que toda a conversa será criptografada e que dificilmente alguém conseguira acessar e ler o conteúdo da conversa.

- Assim que essa etapa for concluída, o Telegram exibirá uma lista de novos recursos de segurança que foram adicionados. Uma curiosidade é que todas as vezes que a outra pessoa tirar um print, ficará uma indicanda a ação.

- Agora na conversa existe um ícone de um relógio no canto do espaço para digitar as mensagens. Esse é o timer de autodestruição para programar o tempo em que tudo será apagado automaticamente.

- Ao tocar sobre esse ícone, selecione o tempo em que o conteúdo ficará na conversa a partir da visualização. É possível escolher de um segundo até uma semana e depois é só tocar em pronto.

Não é preciso ficar com o timer de autodestruição ativo o tempo todo. Se quiser, basta acessar de novo o ícone e rolar até a opção desativar.

Com informações do Portal R7.com

Pontos moeda